sexta-feira, 28 de agosto de 2015

TURISMO: Conheça o Museu Paulista (Museu do Ipiranga)

Conheça o Museu Paulista, conhecido também como Museu do Ipiranga, e que é um dos mais belos museus do Brasil

Primeiro monumento construído especialmente para preservar a memória da Independência do Brasil, o Museu Paulista, inaugurado em 7 de setembro de 1895, foi criado como Museu de Ciências Naturais. Em 1819 retomou sua vocação original e é hoje um museu histórico. Também é conhecido como Museu do Ipiranga. Seu acervo, com cerca de 100 mil peças, é constituído por obras de arte, mobiliário, trajes e utensílios que pertenceram a personalidades da história brasileira, como os bandeirantes e os imperadores. As instalações abrigam uma biblioteca com 100 mil volumes e um Centro de Documentação Histórica, com 40 mil manuscritos.


Salão Nobre do Museu do Ipiranga


O Museu Paulista é uma instituição científica, cultural e educacional com atuação no campo da História e cujas atividades têm, como referência permanente, um acervo. O conjunto articulado dessas atividades é a curadoria. Envolve a formação e ampliação de coleções (por intermédio de doações, aquisições ou coleta de campo), sua conservação física, seu estudo e documentação bem como a comunicação, seja do acervo, seja do conhecimento que ele permite gerar, através de exposições, cursos, programas educativos e publicações.

Escadarias do Museu

Como órgão da Universidade de São Paulo, a ela integrado desde 1963, exerce pesquisa, ensino e extensão. O Plano Diretor de 1990 definiu como área de especialidade institucional a História da Cultura Material. Neste campo, instituiu três linhas de pesquisa: Cotidiano e Sociedade; Universo do Trabalho; História do Imaginário, em função das quais têm sido ampliados e reorientados os acervos e as exposições do Museu.

  • Águas dos Principais rios Brasileiros


As escadarias de mármore do saguão principal do Museu Paulista da USP ostentam ânforas de cristal com líquido retirado de alguns dos principais rios brasileiros.


Com suportes de bronze produzidos pelo escultor belga Adrien-Henri-Vital Van Emelen a pedido do então diretor da instituição, Afonso D’Escragnolle Taunay, as duas primeiras foram instaladas em 1928 e carregavam as águas misturadas dos cursos localizados nos extremos do país: Oiapoque e Chuí (Norte e Sul) em uma e Capibaribe e Javari (Leste e Oeste) na outra.

A decoração foi completada em 1930, com mais dezesseis peças referentes aos rios Parnaíba, Tocantins, Paraíba, Madeira, Carioca, Paraná, Negro, Capibaribe, São Francisco, Paraguai, Amazonas, Uruguai, Jaguaribe, Piranhas-Açu, Doce e Tietê. Cada vaso tem capacidade para cerca de 10 litros e até hoje o conteúdo foi trocado apenas uma vez, em 1991.

  • História do Museu Paulista

O Museu Paulista foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural e marco representativo da Independência, da História do Brasil e Paulista. Seu primeiro núcleo de acervo foi a coleção do Coronel Joaquim Sertório, que constituía um museu particular em São Paulo.


No período do Centenário da Independência, em 1922, foi reforçado o caráter histórico da instituição. Formaram-se novos acervos, com destaque para a História de São Paulo. Realizou-se a decoração interna do edifício, com pinturas e esculturas apresentando a História do Brasil no Saguão, Escadaria e Salão Nobre. Foi instalado o Museu Republicano “Convenção de Itu”, extensão do Museu Paulista no interior do Estado.

Ao longo do tempo, houve uma série de transferências de acervos para diferentes instituições. A última delas foi em 1989, para o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. A partir daí, o Museu Paulista vem ampliando substancialmente seus acervos referentes ao período de 1850 a 1950 em São Paulo.

Atualmente, o Museu Paulista possui um acervo de mais de 125.000 unidades, entre objetos, iconografia e documentação textual, do século 17 até meados do século 20, significativo para a compreensão da sociedade brasileira, especialmente no que se refere à história paulista e conta com uma equipe especializada de curadoria. Desenvolve também um Projeto de Ampliação de seus espaços físicos.

  • Acervo

O Museu Paulista conta com um acervo de mais de 125.000 unidades, entre objetos, iconografia e documentação arquivística, do seiscentismo até meados do século XX, eixo para a compreensão da sociedade brasileira, a partir do estudo de aspectos materiais da cultura, com especial concentração na História de São Paulo.

Em função de objetivos institucionais, os acervos têm sido mobilizados para a análise de problemáticas pertinentes às três linhas de pesquisa a que o Museu se dedica: Cotidiano e Sociedade; Universo do Trabalho; História do Imaginário. Objetos e iconografia, além dos documentos textuais, são utilizados como fontes de informações que abrem novas perspectivas para as pesquisas na área de História Social, no campo da Cultura Material.

Confira alguns dos itens do museu:


Cofre tipo arca, que pertenceu à Casa de Câmara e Cadeia de São Paulo, no século XVIII. Não havendo naquele período, grande variedade tipológica de móveis, as arcas, mesas e cadeiras constituíam a mobília oficial da época.




Brinquedo de lata usados no Brasil: chocalho fabricado nos Estados Unidos, provavelmente na década de 1930. Traz motivo de bailarinos e de músicos tocando seus instrumentos, 11,5 cm.


Vestido de noite, produzido pela Maison Boué Soeurs, de Paris, que pertenceu a uma brasileira, na década de 1920. Em tecido de seda e fio metálico, tem o corpo bordado, na frente e atrás, com fios prateados e aplicação de contas e outros elementos metálicos e saia de fio metálico, sobreposta a outras duas, em crepe de seda. O brilho e o movimento que caracterizavam este modelo de vestido, conhecido como “de melindrosa” e expressavam a descontração, difundida como moda, no período entre guerras.



Veículo do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Com mangueiras acopladas, bombeava água de rios, soltando-a em jatos produzidos por pressão de vapor, para apagar incêndios. Fabricado pela Merryweather & Sons, de Londres, era o que havia de mais moderno em matéria de equipamento anti-incêndio e fazia parte da primeira leva de instrumentos importados pelo Corpo de Bombeiros, na década de 1890. No inicío do período republicano, vários serviços públicos implantavam-se na cidade.



  • Biblioteca

Além da área expositiva, o Museu Paulista tem como prioridades a formação educacional e o incentivo a pesquisa. A nossa biblioteca é um importante instrumento para a difusão cultural e apoio a alunos e pesquisadores.

  • Subsolo
O Museu Paulista possui um subsolo destinado a visitação. A área de 242 m² foi aberta ao público em 1998 como opção de expandir o espaço expositivo.

O trabalho de escavação foi realizado em salas, vitrines e corredores entre os anos de 1995 e 1997, coordenado pela arqueóloga Margarida Davina Andreatta. A pesquisadora descobriu em meio a toneladas de entulho restos de materiais utilizado na própria construção (1885-1895) e objetos domésticos trazidos pelos operários.

A estrutura arquitetônica procurou ser mantida para mostrar aos visitantes as colunas e arcos que sustentam o prédio. Atualmente estão expostos no subsolo: Quadros do Brasil Colônia, objetos de iluminação e decoração de interiores, instrumentos de mineração, objetos de tropeirismo, coleção de ferros de passar e bustos.









  • Jardins

Os jardins do Museu do Ipiranga, projetados no início do século XX pelo paisagista belga Arsenius Puttemans, foram inspirados em clássicos franceses, como os do Palácio de Versalhes. Chamada de Festa Escolar no Ipiranga, a tela acima mostra bem como era o local. Pintada em 1912 pelo espanhol Augustin Salinas y Teruel, pertence ao acervo da Pinacoteca do Estado e é uma das imagens do livro São Paulo – Artes e Etnias, de Percival Tirapeli, co-editado pela Imprensa Oficial e pela Editora Unesp. Em 1922, como parte das comemorações do centenário da independência, o terreno foi rebaixado em 14 metros e foram instalados ali 100 chafarizes.




Dias e horários de funcionamento - O MUSEU ESTÁ FECHADO PARA OBRAS

Exposições: De terça-feira a domingo, das 9h00 às 17h00.

Telefone: 55 11 2065-8000
Ingresso

R$ 6,00 - Adulto 

R$ 3,00 - Estudante (mediante apresentação de carteira escolar)
Entrada gratuita:
No primeiro domingo de cada mês 
Para menores de 6 anos e para maiores de 60 anos
Membros da comunidade USP
Membros do ICOM
Pessoa com deficiência com um Acompanhante
01 Professor ou Monitor, para cada 20 alunos
Dias 25 de Janeiro e 7 de Setembro

Mais informaçõesMuseu Paulista
Parque da Independência, s/n
CEP 04218-970
São Paulo - SP
FoneFax: (0xx11) 6165-8000 
Site: http://www.mp.usp.br/