terça-feira, 18 de agosto de 2015

URBANISMO: Elaboração do Plano de Urbanismo deu origem ao Ippuc

Elaboração do Plano de Urbanismo deu origem ao Ippuc

 

A elaboração do Plano Preliminar de Urbanismo - transformado em Plano Diretor - e a criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) têm relação direta com eventos ocorridos em 1962. Foi naquele ano que o engenheiro civil Ivo Arzua foi eleito prefeito de Curitiba, pelo voto direto, aos 37 anos de idade. Em sua gestão, Ivo Arzua obteve financiamento junto a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Paraná (Codepar) para a elaboração de um plano diretor para a cidade.

A empresa vencedora da licitação foi a paulista Serete, que manteve Jorge Wilheim à frente dos trabalhos. Um dos grandes arquitetos e urbanistas do Brasil, ele foi o principal artífice do Plano Preliminar de Urbanismo de Curitiba. No site de sua empresa, Jorge Wilheim apresentou uma reflexão do que representou a construção desse plano meio século atrás. “Não se tratava, naquele momento, de projetar uma cidade nova e, sim, de intervir em uma cidade existente, em acelerado crescimento, acumulando problemas não resolvidos e outros criados no futuro pelo aumento de sua população e pelas previsíveis mudanças de funções e de modos de vida”.


Para Jorge Wilheim, o desafio consistia em interpretar a cidade, detectando suas características e problemas para, a partir dali, avaliar hipóteses de mudanças, escolhendo as diretrizes que pudessem orientar o seu desenvolvimento. O novo plano também consistia em propor o formato de um planejamento contínuo e sustentável, conceito de vanguarda para a época.


De acordo com o arquiteto, “a proposta era inovadora, pois deixava de considerar urbanismo como mero desenho urbano acompanhado de uma legislação impositiva. Do ponto de vista da prática urbanística, dependia do acerto na leitura da cidade existente e da sensibilidade de perceber problemas, separando o substantivo do adjetivo”.


Com base no Plano Preliminar de Urbanismo, o planejamento urbano de Curitiba foi fundamentado sobre o tripé transporte coletivo/sistema viário/uso do solo, buscando a integração da estrutura física e funcional da cidade e direcionando seu crescimento. O plano também previa a construção de grandes parques, a revitalização do centro, a industrialização, o zoneamento urbano, a regulação do solo, a melhoria da circulação urbana e a criação de vias estruturais, entre muitas outras iniciativas inovadoras.


Wilheim também apontou outro ingrediente fundamental para o sucesso do plano: a necessidade de formação de um grupo local para acompanhar a elaboração do Plano Preliminar de Urbanismo, capaz de se tornar um núcleo permanente de planejamento urbano.


Designada pelo prefeito Ivo Arzua, a comissão era composta por Almir Fernandes, Alfred Willer, César Muniz Filho, Cyro Corrêa Lima, Domingos Bongestabs, Dúlcia Auríquio, Elgson Ribeiro Gomes, Francisca Rischbieter, Jaime Lerner, Jair Leal, J. M. Gandolfi, Lubomir Ficinski Dunin, Léo Grossman, Luiz Forte Netto, Marlene Fernandes, Onaldo Pinto Oliveira, Reinhold Stephanes, Saul Raiz e Tabajara Wendt da Costa, entre outros.


Foi esse grupo que deu origem, em 1965, à Assessoria de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Appuc). A equipe multidisciplinar era formada por arquitetos, engenheiros, sociólogos, economistas e especialistas de várias áreas.


Curitiba do Amanhã
Em julho de 1965, o Plano Preliminar de Urbanismo foi apresentado para discussão com a comunidade. Participaram dos debates profissionais liberais, estudantes, jornalistas, associações de bairros, entidades assistenciais, sindicatos, professores e a população em geral. A cada encontro do Seminário Curitiba do Amanhã, o Plano Preliminar de Urbanismo recebia novas críticas e sugestões.


O surgimento do Ippuc
Em 1º de dezembro de 1965, a Appuc foi transformada no Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc). O Instituto nasceu com a atribuição de zelar pela correta aplicação do futuro plano diretor, que estava em etapa final de elaboração, além de assumir a responsabilidade pelo planejamento urbano da cidade.


Meses depois, em maio de 1966, o Plano Preliminar de Urbanismo foi encaminhado para a Câmara Municipal de Curitiba. O documento foi submetido a análises em diversas reuniões técnicas até obter a aprovação dos vereadores. Finalmente, em junho, o Plano Preliminar de Urbanismo foi transformado no Plano Diretor de Curitiba e o Ippuc assumiu o papel de guardião da nova lei urbanística.


Além do respeito às diretrizes do Plano Diretor, ao longo dessas cinco décadas os técnicos do Ippuc usaram de sensibilidade e criatividade para buscar o desenvolvimento harmônico, adaptando os conceitos básicos à dinâmica da cidade. Além disso, o Instituto dedicou-se a encontrar soluções de baixo custo, apoiadas, muitas vezes, em tecnologia própria, levando em consideração os aspectos sociais, culturais e ambientais.


O Ippuc teve papel decisivo no processo de transformação da estrutura física, econômica, social e cultural que consolidou a Curitiba atual. O modelo de Planejamento Urbano desenvolvido nela tornou-se referência no Brasil e no mundo.


Atualmente, apoiado em estudos e pesquisas, assim como em indicadores e modernas ferramentas de gestão, o Ippuc concentra esforços na integração metropolitana, busca a humanização dos espaços públicos e a melhoria da mobilidade urbana, além de investir na multimodalidade do transporte.


No cerne da transformação urbana de Curitiba está o conceito de que o ser humano é a medida de todas as coisas e a cidade deve ser concebida como um lugar de encontro dos cidadãos. 


Fonte: PMC