terça-feira, 15 de setembro de 2015

DE VOLTA PARA OS BONS TEMPOS: Titanic

Titanic, um sucesso avassalador que venceu 11 oscars e entrou para a história

No dia 19 de dezembro de 1997 estreava nos cinemas o drama épico Titatnic, filme do diretor James Cameron. A história é baseada em fatos reais do luxuoso e “infundável” navio que foi ao fundo dos mar após colidir com um iceberg em sua viagem inaugural em 1912. A tragédia resultou na morte de mais de 1.500 passageiros e tripulantes.

O filme foi um sucesso de público e se tornou o filme de maior bilheteria da história. Titanic catapultou jovens estrelas como Leonardo DiCaprio e Kate Winslet para a fama internacional. A obra ganhou 11 estatuetas do Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Música (para a canção "My Heart Will Go On", cantada por Celine Dion). A obra também imortalizou a frase "Eu sou o rei do mundo!" - que Cameron repetiu durante a cerimônia do Oscar, assim que recebeu o prêmio de Melhor Diretor.

A trama central de Titanic é em torno de uma história de amor entre Rose (Winslet), relutante ao noivado com um rico e esnobe, e Jack (DiCaprio), um aventureiro da classe trabalhadora e artista. Embora Rose e Jack sejam personagens fictícios, os principais acontecimentos e detalhes de filme são, em grande parte, historicamente precisos e alguns dos personagens de Titanic são baseados em pessoas reais - incluindo o milionário americano John Jacob Astor e "nova rica" socialite Molly Brown-- que estavam a bordo do navio naquela na noite de 14 de abril de 1912, quando submergiu nas águas geladas do Atlântico Norte.

Vamos aqui relembrar esse clássico inesquecível da história do cinema:



- Sinopse
    O filme começa em 1997, com uma expedição aos destroços do Titanic. O caçador de tesouros Brock Lovet anda em busca de um colar de diamante chamado The Heart of the Ocean. Infelizmente, a expedição não é muito satisfatória, conseguindo trazer à superfície só um retrato de uma mulher nua usando o mítico colar. Rosa Dawson, uma anciã de 101 anos, vai até a expedição dizendo que ela sabe quem é a mulher do retrato: é ela mesma. Na verdade Rose Dawson, é Rose DeWitt Bukater, uma jovem da aristocracia britânica que todos pensam ter morrido no RMS Titanic. Rose começa a contar tudo:

    No dia 10 de Abril de 1912, o Titanic estava pronto para zarpar e Rose embarcou junto com sua mãe, Ruth DeWitt Bukater, e seu noivo, Caledon Hockley, em primeira classe. Entretanto, Jack Dawson, um pobre pintor, embarca em terceira classe. Uma vez a bordo, Jack apaixona-se por Rose ao vê-la no deque da primeira classe. Rose não era feliz, mesmo sendo rica e por isso, a noite, tentou suicidar-se. Quando estava prestes a fazê-lo, Jack convence-a a desistir. Mais tarde, conhecem-se melhor e Jack leva Rose até a terceira classe, onde havia festas de verdade. Numa das festas, Rose percebe que há uma vida diferente da sua, uma vida sem luxo, arrogância e jantares aborrecidos. Longe dali, Caledon faz diversos planos para separar Rose de Jack, mas todos falham. O Titanic bate num iceberg, e a água começa a invadir os compartimentos baixos.


    O navio afunda pela proa e os botes são baixados. Ruth embarca num bote com Rose, mas quando o bote começa a ser baixado, Rose salta de volta para o navio. Ela reencontra-se com Jack na escadaria principal de primeira classe. Caledon tenta matá-los, disparando com uma pistola. Jack e Rose descem a escadaria até ao salão de recepções de primeira classe, que está inundado. Caledon desiste de os perseguir ao ver o nível da água e volta ao deque superior e embarca num bote, enquanto a água inunda o deque. O navio inclina-se, e tudo dentro do navio começa a deslizar em direcção às águas geladas. A luz apaga-se e o navio parte-se ao meio. A popa coloca-se numa posição vertical. Finalmente, o luxuoso navio desaparece debaixo das ondas. Jack faz Rose prometer que vai viver e ser feliz. Rose promete, mas Jack não sobrevive. Quando os sobreviventes são resgatados, Rose renomeia-se como Rose Dawson. Devido a troca de nomes, todos pensam que Rose morreu no Titanic. 


    Cena da colisão com o iceberg

    Eis o vilão da história. Há quem diga que é o iceberg que colidiu com o Titanic, pois continha manchas vermelhas em torno. E o casco do transatlântico era vermelho
    De volta ao presente, Rose revela ter consigo o Heart of the Ocean, e deita-o ao mar, pensando que é lá que ele deve permanecer. Mais tarde Rose está a dormir e sonha que passeia pelo Titanic, e chega na escadaria, com todos olhando para ela. Jack espera-a no cimo da escada. E os dois beijam-se loucamente. 


    - Personagens:

      • Jack Dawson (Leonardo di Caprio)

      Jack é um homem pobre de Chipewa Falls, Wisconsin, super viajado, que ganha dois bilhetes para a viagem inaugural do RMS Titanic em uma partida de pôquer, conseguindo assim viajar na terceira classe ao lado de seu amigo Fabrizio. Fica atraído pela passageira Rose e a conhece quando a mesma tenta pular da popa do navio. Leonardo na época do filme estava com 22 anos e chegou ao diretor James Cameron por intermédio da diretora de elenco Mali Finn. 

      Dublado por Danton Mello.

      • Rose deWitt Bukaker (Kate Winslet)

      Rose é uma garota de 17 anos, nativa da Filadélfia, a qual é forçada a ficar noiva de Caledon Hockley, 13 anos mais velho, simplesmente para que ela e sua mãe possam manter o status de classe alta depois que a morte de seu pai lhes causou uma grande dívida para a família. É uma passageira de primeira classe do Titanic, onde conhece Jack. Na época das filmagens Kate tinha 22 anos. E da mesma forma que diCaprio, Kate também foi levada para Cameron através da diretora de elenco Mali Finn. 

      Dublada por Mônica Rossi.

      • Caledon Nathan "Cat" Hockley (Billy Zane)

      É o noivo de Rosem arrogante e esnobe, herdeiro de uma mega fortuna em Pittsburgh. Assim que toma conhecimento da relação de sua noiva Rose com Jack, fica mais invejoso e cruel. Acaba se suicidando quando sabe que perdeu todo seu dinheiro após a "Quebra da Bolsa de Valores de Nova York" em 1929. 

      Dublado por Marco Antônio Costa.

      • Ruth deWitt Bukaker (Frances Fisher)

      Mãe viúva de Rose, a qual arruma seu casamento com o poderoso Cal afim de manter o status de classe alta da família. E mesmo amando sua filha, ainda crê que a posição social é mais importante e assim despreza Jack, mesmo após saber que foi quem salvou sua filha de um desastre. 

      Dublada por Geisa Vidal.

      • Lizzy Calvert (Suzy Amis)

      Neta de Rose, acompanha a avó até o navio de expedição de Lovett e aparece nas vezes em que Rose (já idosa) conta sobre a viagem do Titanic. 

      Dublada por Sheila Dorfman.

      • Margaret "Molly" Brown (Kathy Bates)

      É desprezada por outras passageiras da primeira classe, incluindo Ruth, que a chama de "vulgar" e "nova rica". É tão amistosa com Jack que lhe empresta um smoking assim que o mesmo é convidado a jantar na primeira classe. Ela é um personagem real da história trágica do Titanic. No filme era sempre chamada de Molly, porém, na realidade seu apelido era Maggie. Molly ficou sendo apelido póstumo.

      • Thomas Andrews (Victor Garber)
      Personagem real, é o construtor do Titanic. Mostrado como bondoso e agradável, além de muito modesto acerca de sua grande realização. Logo após a colisão com o iceberg, ele tenta convencer os outros, inclusive Ismay de que há uma "certeza matemática" que o Titanic irá afundar. Enquanto o navio vai adentrando o Oceano Atlântico, ele é mostrado dentro da sala de fumar próximo ao relógio na primeira classe. Não há vestígios de como Thomas morreu. 

      • Brock Lovett (Bill Paxton)
      É um caçador de tesouros procurando  pelo "Coração do Oceano" nos destroços do Titanic. O tempo e financiamento de sua expedição estão acabando. Ao final do filme ele reflete que mesmo tendo pensado no naufrágio por três anos, ele nunca a entendeu até ouvir a história de Rose. 

      Dublado por Hélio Ribeiro.

      • Edward Smith (Bernard Hill)
      Personagem real, foi o capitão na viagem inaugural do Titanic, planejava ser sua última viagem e dali então iria se aposentar. E realmente foi a última, afinal quando o navio naufraga, o capitão se tranca na ponte de comando, porém não se tem notícias se ele morreu logo quando as águas gélidas quebram as janelas e adentram o navio, ou se tenha congelado até a morte, já que segundo relatos foi visto perto do Bote Desmontável B.

      • 5º Oficial Harold Lowe (Ioan Gruffudd)
      Personagem real da história do naufrágio, foi o único dos oficiais a voltar com seu bote em busca de sobreviventes. Quando o navio ainda está naufragando, ele dá dois tiros para o alto pedindo para que os homens se afastem dos botes, de modo a obedeceram a lei que diz: "Mulheres e crianças primeiro!". Ele é quem resgata Rose.

      •  Thomas "Tommy" Ryan (Jason Barry)

      Passageiro irlandês da terceira classe que fica amigo de Jack e Fabrizio. É morto quando fora acidentalmente empurrado por acidente pelo Primeiro Oficial Murdoch. 

      Dublado por Christiano Torreão.

      • J. Bruce Ismay (Jonathan Hyde)

      Personagem real, passageiro da primeira classe rico e ignorante. No filme usa seu cargo como diretor da White Strar Line (empresa que construiu o Titanic), para influenciar o Capitão Smith a viajar mais rápido possível para chegarem em tempo recorde a Nova York. Porém, acontece o desastre e ele luta para entender que seu navio "inafundável" está condenado. Então ele segue para um bote salva-vidas.

      • Rose Dawson Calvert - Rose já idosa e com sobrenome de Jack (Gloria Stuart)
      É quem narra todo o ocorrido com o Titanic já nos dias atuais. Personagem criada por Cameron, com QUASE 101 anos de idade, já que na época de lançamento do filme o desastre com o navio completou, ou estava prestes a completar 86 anos. Ela dá a Lovett informações sobre o "Coração do Oceano" assim que vê um desenho seu nua, feito durante a viagem para Nova York a bordo do transatlântico. A atriz estava com 87 anos quando fez as filmagens e teve de parecer bem mais velha para o mesmo. 

      A atriz faleceu em 26 de setembro de 2010 com exatos 100 anos de idade, aproximadamente a idade da personagem no filme. 

      Dublada por Sonia de Morais.

      • Fabrizio de Rossi (Danny Nucci)
      Italiano que embarca no Titanic junto com seu amigo Jack, após o mesmo ganhar dois bilhetes para a viagem em um jogo de pôquer. Assim que o transatlântico começa a afundar ele não embarca no bote salva-vidas e acaba por morrer esmagado pela queda da primeira chaminé do navio. 

      Dublado por Francisco Quintiliano. 



      - Curiosidades 

      Parece que foi ontem, mas já faz 17 anos que “Titanic” estreou nas telas de cinemas do mundo inteiro. O sucesso foi grande, que em breve chega aos cinemas a versão 3D do longa-metragem.

      Aqui, para relembrar, nós listamos 33 curiosidades sobre “Titanic”, que talvez você não saiba. Confira. 

      • Os estúdios queriam Matthew McConaughey para interpretar Jack, mas James Cameron insistiu em Leonardo DiCaprio.


      • Gloria Stuart era a única pessoa que trabalhou na produção do filme, que viveu em 1912.


      • No set de Titanic, Leonardo DiCaprio teve seu lagarto de estimação atropelado por um caminhão. Mas sobreviveu, depois de ser medicado..


      • Na última noite de gravação, um brincalhão colocou uma substância alucinógena no ensopado servido para o elenco e equipe. 80 pessoas foram hospitalizadas com alucinações.


      • Reba McEntire havia aceitado o papel de Molly Brown, mas devido a um conflito de compromissos, resolveu rejeitar o trabalho.

      • Kate Winslet foi uma das poucas atrizes que não quiseram usar roupa de mergulho durante as cenas do naufrágio, como resultado, teve pneumonia.


      • O custo para construir o navio em 1910-1912 foi de US$ 7,5 milhões. Em 1997, para fazer o filme, ele custou entre US$ 120 e 150 milhões. O filme custou US$ 200 milhões para ser feito..



      • Titanic foi o primeiro filme a ser lançado em vídeo enquanto ainda era exibido nos cinemas..


      • Rose, em sua velhice, é dona de um Pomerânia. O Pomerânia foi um dos três únicos cães que sobreviveram ao desastre.

      • James Cameron originalmente queria Enya para compor a trilha sonora do filme, chegando até a montar uma edição usando sua música. Quando Enya recusou, Cameron contratou James Horner..

      • .As mãos que aparecem rabiscando a Rose no papel não são de Jack, mas do próprio Cameron.

      • O casaco que Rose usava enquanto o navio naufragava era 4 números maior do que o dela. Suficiente para ajudar nas cenas.

      • Os idosos abraçados na cama, enquanto a água inunda o quarto, simbolizam os donos da loja Macy´s. Ambos morreram.
      À Isa, ofereceram um lugar no bote salva-vidas, mas ela recusou, pois queria ficar com o marido, dizendo: “Como temos vivido juntos, vamos morrer juntos”. Houve uma cena filmada que retratou este momento, mas foi cortada da versão final. 
      .


      • Após as filmagens, os restos do navio, em tamanho real, foram vendidos como sucata.



      • Gwyneth Paltrow faria o papel de Rose.

      • Depois de descobrir que teria que ficar ficar nua na frente de Leonardo DiCaprio, Kate Winslet decidiu quebrar o gelo, e quando eles se conheceram, brincou, dando uma paquerada nele.


      • O navio em tamanho real foi construído em uma praia ao sul de Rosarito, na Cidade do México.


      • Todo o conjunto foi montado em macacos hidráulicos, que podiam incliná-lo.


      • A área mais profunda do oceano do filme tinha 1 metro de profundidade.



      • .Na cena em que a água invade o Grand Starcase, os cineastas usaram apenas um take, porque toda a mobília seria destruída.


      • A “cerveja” usada na parte pobre do navio era realmente cerveja.


      • Robert De Niro recebeu o convite para ser o Capitão Smith, mas recusou porque estava com uma infecção gastrointestinal.


      • A maioria dos dublês nas cenas da casa das máquinas eram mais baixos para fazer o motor parecer muito maior.

      • No início de produção, o filme teve o breve título de “Ice Planet”.



      • James Cameron realizou vários mergulhos onde está o Titanic original...


      • Depois que terminou o script, Cameron descobriu que existiu um J. Dawson que morreu a bordo do Titanic. Hoje o túmulo é o mais visitado do cemitério.


      • A maior parte da decoração do navio foi construída sob a supervisão da White Star Line, a companhia original que construiu e forneceu o Titanic.


      • O pedaço de madeira que flutuava sob Rose após o naufrágio é a réplica de um artefato genuíno que sobreviveu ao naufrágio e está em exposição no Museu Marítimo do Atlântico, em Halifax, Nova Scotia.


      • Quando Jack (Leonardo DiCaprio) está se preparando para desenhar Rose (Kate Winslet), ele diz para ela “Deite-se na cama, digo, no sofá”. O script original dizia apenas para deitar-se no sofá, mas Di Caprio errou. James Cameron gostou tanto, que manteve a cena.
      .
      • James Cameron não queria incluir nenhuma música no filme.
      Secretamente, o compositor James Horner reuniu o letrista e a Celine Dion para escrever “My Heart Will Go On” e gravar uma fita demo, que então foi apresentada a Cameron, que reagiu muito favoravelmente e incluiu a música. .


      .
      • A Paramount precisou enviar rolos reservas para os cinemas que tinham literalmente desgastado suas cópias.


      • A mais cara suíte de primeira classe do Titanic custava cerca de US$ 4.350, o equivalente a aproximadamente US$ 75.000 hoje.


      • Titanic foi o primeiro filme de James Cameron que não incluiu ou mencionou armas nucleares.
        .

      - Prêmios



        OSCAR 1998
        CategoriaComplementoResultado
        Melhor Filme
        • James Cameron
        • Jon Landau
        Venceu
        Melhor DiretorJames CameronVenceu
        Melhor AtrizKate WinsletIndicado
        Melhor Atriz CoadjuvanteGloria StuartIndicado
        Melhor Edição
        • Conrad Buff IV
        • James Cameron
        • Richard A. Harris
        Venceu
        Melhor FotografiaRussell CarpenterVenceu
        Melhor Direção de Arte
        • Peter Lamont
        • Michael Ford
        Venceu
        Melhor FigurinoDeborah L. ScottVenceu
        Melhor Maquiagem
        • Tina Earnshaw
        • Greg Cannom
        • Simon Thompson
        Indicado
        Melhor Trilha-Sonora DramáticaJames HornerVenceu
        Melhor Som
        • Gary Rydstrom
        • Tom Johnson
        • Gary Summers
        • Mark Ulano
        Venceu
        Melhores Efeitos Sonoros
        • Christopher Boyes
        • Tom Bellfort
        Venceu
        Melhores Efeitos Visuais
        • Thomas L. Fisher
        • Michael Kanfer
        • Mark Lasoff
        • Robert Legato
        Venceu
        Melhor Canção Original
        • "My Heart Will Go On"
        • James Horner (música)
        • Will Jennings (letra)
        Venceu


        - Trilha Sonora
          Todas as faixas são instrumentais, exceto "My Heart Will Go On"
          1. "Never An Absolution"
          2. "Distant Memories"
          3. "Southampton"
          4. "Rose"
          5. "Leaving Port"
          6. "Take Her To Sea, Mr. Murdoch"
          7. "Hard To Starboard"
          8. "Unable To Stay, Unwilling To Leave"
          9. "The Sinking"
          10. "Death of Titanic"
          11. "A Promise Kept"
          12. "A Life So Changed"
          13. "An Ocean of Memories"
          14. "My Heart Will Go On" (Celine Dion)
          15. "Hymn To the Sea"


          - Trailer do filme

            • Música Tema (interpretada por Celine Dion, com cenas do filme:

            Fontes: Wikipedia e History
            Fotos: Divulgação