quinta-feira, 10 de setembro de 2015

EXPOSIÇÃO: Aberta em Curitiba exposiçãoc sobre Nhô Belarmino e Nhá Gabriela

Quem nunca cantou o refrão: "As mocinhas da cidade são bonita e dançam bem. Eu dancei uma vez com uma moreninha e já fiquei querendo bem...?"

Pois é... Foi aberta nesta quinta-feira em Curitiba, uma exposição chamada "Nhô Belarmino e Nhá Gabriela – Causos e Histórias da Vida" que conta com roupas caipiras, instrumentos antigos, discos raros e recortes de jornais/revistas revivendo a história da famosa dupla paranaense. 

Em cartaz até o dia 31 de outubro, a mostra está localizada na galeria de arte do SESC Água Verde (na Av. República Argentina, 944) e está sob curadoria de Ivan Graciano, o filho da dupla. 

“Este trabalho é para não deixarmos apagar esta história tão bonita. ‘Onde pinga, não seca’. Não podemos deixar secar a memória dos meus pais que fizeram tanta gente feliz”, disse Ivan. 

Nhô Belarmino e Nhá Gabriela formaram a dupla musical/circense em meados do século passado, cujo maior sucesso foi este que citamos já no título da matéria: "Mocinhas da Cidade", composta por Nhô Belarmino, gravada nos anos 50 e recentemente roubada por um grupo de axé baiano, mas que a família conseguiu recuperar na Justiça. 

No ano de 2007 Geraldo Pioli lançou o documentário Belarmino e Gabriela, o qual aborda a vida e a obra dos artistas. Ano passado, 2014, esta mesma história foi para os palcos do teatro com a comédia musical "As Mocinhas da Cidade", sob texto e direção do dramaturgo João Luiz Fiani, atualmente Secretário da Cultura do Estado do Paraná. 

A dupla Nhô Belarmino e Nhá Gabriela gravou outros sucessos como: "Mocinhas do Sertão", "Paranaguá", entre outros. Vamos relembrá-los? 

"As Mocinhas da Cidade"


"Mocinhas do Sertão"


"Paranaguá"


Fonte: Jornal Gazeta do Povo