sábado, 5 de setembro de 2015

HISTÓRIA: Restauração de Chaminé histórica de São Carlos entra em fase final da obra

Restauração de Chaminé histórica de São Carlos entra em fase final da obra

O local remanescente da fábrica de cola e adubos Facchina, localizada às margens do Córrego do Gregório é um marco da industrialização da cidade. O trabalho orçado em R$ 125.766,97 tem coordenação da Fundação Pró-Memória. “É uma obra necessária para a estabilidade e segurança deste monumento de São Carlos”, afirmou o prefeito Paulo Altomani.

A empresa Forlight, vencedora da licitação, está em fase final da obra. Para a recuperação foi erguida uma estrutura com andaimes para que seja realizada a contenção estrutural e várias outras intervenções, como restauro da base e tratamento de trincas e fissuras. Também será instalado um para-raios. “A parte destruída no topo foi atingida por um raio numa tempestade, o equipamento vai proteger a torre ainda mais”, explicou o secretário de Obras Públicas, Márcio Marino.

Com 34 metros, a chaminé de 1914 foi preservada como o marco do início da industrialização na cidade. Hoje como um monumento, faz homenagem ao trabalho e contribuição dos imigrantes para a cidade. A fábrica foi montada pelo italiano Carlos Facchina, em parceria com a família Giometti. Ambas famílias que chegaram à cidade na expansão econômica cafeeira do final do século XIX e começo do século XX. Desativada em 1960, a Facchina esteve fechada por muitos anos e entrou em estado de abandono.