quarta-feira, 30 de setembro de 2015

TV: "Mantiqueira Em 4 Estações" é o nome da nova série especial de reportagens produzida pela EPTV SUL DE MINAS

"Mantiqueira Em 4 Estações" é o nome da nova série especial de reportagens produzida pela EPTV Sul de Minas

É o nome da nova série especial de reportagens produzida pela EPTV SUL DE MINAS. Durante 15 meses, a apresentadora Nathália Assis, o repórter cinematográfico Devanir Gino e a produtora Thamara Pessoa percorreram essa imensidão de montanhas. O tempo exato para registrar o ciclo das quatro estações na Mantiqueira, a "serra que chora", segundo os índios que a habitavam. A equipe esteve em 22 cidades. E foram mais alto. A 2791 metros. Desceram por cachoeiras com quedas de mais de 130 metros. Tudo para revelar as belezas da Serra da Mantiqueira e ouvir os personagens que frequentam e moram na região. 

O outono e o pinhão. O inverno e o sonho da neve. O verão e suas cachoeiras. E a primavera, suas flores e pássaros. A cada estação, uma história. É mudança de paisagem que nunca deixa de ser bela. Para o repórter cinematográfico Devanir Gino, foi difícil escolher os lugares mais bonitos para fazer imagens. "Na Mantiqueira tudo parece uma pintura", lembra.

A série de reportagens também fala de problemas ambientais. Segundo estudiosos, a Serra da Mantiqueira é a oitava área protegida mais insubstituível do planeta. Nela nascem dezenas de rios fundamentais para o abastecimento de várias cidades de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Mas em alguns locais, a qualidade desta água não é mais a mesma. Amostras do rio Sapucaí foram coletadas e analisadas em laboratório. O resultado não foi nada bom.

A serra atrai gente de todos os cantos. A equipe de reportagem foi atrás dos amantes de esportes radicais. Acompanhou um grupo de turistas holandeses numa caminhada de fôlego rumo ao topo. Também ouviu gente que encontrou na Mantiqueira a oportunidade de vencer na vida. E aqueles que largaram a agitação da cidade grande pela paz da montanha. Para a apresentadora Nathália Assis, a série foi um desafio. "Quando recebi o convite para ser repórter do especial, não imaginava o tamanho do desafio. Horas de viagens, madrugamos, trabalhamos muito. Conheci as paisagens mais lindas que os meus olhos já viram. A Mantiqueira tocou meu coração, me deu lições, mudou minha forma de enxergar a vida."

Mantiqueira em 4 estações vai ser exibida de 5 a 9 de outubro nas duas edições do JORNAL DA EPTV.