terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

CARNAVAL 2016: Em apuração conturbada, Império de Casa Verde conquista o título do carnaval 2016 de São Paulo

Em apuração conturbada, Império de Casa Verde conquista o título do carnaval 2016 de São Paulo

Império de Casa Verde recebe a taça de campeã do Carnaval 2016 de São Paulo, depois de uma polêmica apuração de notas, que teve empurra-empurra e agressões entre dirigentes 

Contando na avenida sobre os "Mistérios da Vida", a escola de samba Império de Casa Verde conquistou na tarde desta terça-feira de carnaval, 09/02, o terceiro título do Grupo Especial de sua história, com um total de 269,4 pontos, após uma apuração conturbada e marcada por confusão e reclamações por parte de alguns integrantes de outras agremiações, sendo que o caso mais "grave" foi de um representante da Vila Maria que foi detido pela Polícia Civil e saiu das dependências do Anhembi algemado e de camburão. 

Não bastasse isso, durante a leitura das notas dos nove quesitos em julgamento, dois jurados deixaram de escrever suas notas em dois quesitos distintos (evolução para a própria Império de Casa Verde e harmonia para a Dragões da Real). Assim, como manda o regulamento, fora atribuída a maior nota dada pelos demais jurados. 

O presidente da escola campeã, Alexandre Furtado, comemorou dizendo: "Estamos muito emocionados com o trabalho que foi feito. Acho que foi bem concluído na avenida. E foi merecido esse título da Império aqui". E complementou: "Acho que o público e o samba precisavam de uma mudança, de uma nova escola sendo campeã". Para encerrar, adiantou que a equipe criativa continua a mesma para 2017: "Foi um casamento perfeito". 

Já o carnavalesco Jorge Freitas, ex-Rosas de Ouro, disse: "Trabalho de um ano foi recompensado com esse título. É um trabalho muito forte de comunidade. Parabéns a vocês da Império" - exaltando a comunidade. 
A rainha da bateria, Valeska Reis, festeja a conquista do título da Império de Casa Verde Eduardo Knapp/Folhapress

A rainha de bateria jogou os louros da vitória para os componentes de sua ala - "Desfile foi incrível. Nós entramos na avenida com garra, com vontade de vencer. Vem na hora certa. E não foi mistério nenhum. Império campeão." 

Solange Bichara, presidente da Mocidade Alegre parabenizou a escola campeã dizendo: "Acho que foi um Carnaval atípico, onde todo mundo errou e todo mundo acertou. E parabenizar quem ganhou, porque não é fácil fazer Carnaval. Os problemas e os erros acontecem na pista. Faz parte do show". Horas depois Solange foi até a quadra da coirmã parabenizá-los - "Sou sambista. Faz parte da regra do sambista cumprimentar o adversário. A Império fez um excelente Carnaval, estava no páreo. Ganhar ou perder faz parte."

Completaram o pódio: 

2º lugar - Acadêmicos do Tatuapé: 269,1 pontos 
3º lugar - Mocidade Alegre: 269,1 pontos também 
4º lugar - Vai-Vai: 268,8 pontos e 
5º lugar - Vila Maria: 268, 4 pontos 

Caíram para o Grupo de Acesso de 2017, Pérola Negra que conquistou 264 pontos e X-9 Paulistana que conquistou 263,9 pontos. 

Para o Grupo Especial do carnaval 2017 de São Paulo subiram: Mancha Verde como campeão do Acesso de 2016 com 269,4 pontos, que cantou o enredo "Mato Grosso, uma Mancha Verde no coração do Brasil" e a Tom Maior como vice-campeã do Acesso de 2016 com 268,2 pontos, que homenageou Milton Nascimento através do enredo "Travessias de Milton Nascimento. Todo artista tem de ir aonde o povo está". 

Desfile da Escola de Samba Mancha Verde, que levou para a avenida um samba-enredo sobre Mato Grosso Leo Franco / AgNews

A escola Morro de Casa Verde que já desfilou também pelo Grupo Especial em anos anteriores, desfilará pelo Grupo 1 em 2017. Ela conquistou apenas 262,6 pontos dos jurados.

Fonte/fotos: UOL - Carnaval 2016