sábado, 6 de fevereiro de 2016

CULTURA: Mostra comemora os 90 anos da Estação Barão de Mauá no Rio de Janeiro

Mostra comemora os 90 anos da Estação Barão de Mauá no Rio de Janeiro

Em mais uma etapa do processo de revitalização da Estação Leopoldina, a mostra Barão de Mauá – 90 anos de história foi aberta ao público. A exposição traz a história da família do Barão de Mauá, além de curiosidades da arquitetura do local. Diversos painéis de fotos mostram desde a construção da estação até os dias atuais, além de intervenções sonoras, miniaturas e mobiliário.

- O objetivo da mostra é resgatar a bela história da Estrada de Ferro Leopoldina e de sua principal estação, além de reforçar a luta pela preservação de nosso patrimônio e o fortalecimento do transporte por trilhos - afirmou o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

Na abertura da exposição, antigos ferroviários foram homenageados. Aprendiz na década de 50 e um dos mestres de ensino ferroviário do Rio de Janeiro, Antônio Peril reviveu o passado.

- Todas as fotos me transportaram no tempo. A revitalização desta estação me deixou emocionado. Sinto saudades da época que trabalhava aqui - contou Antônio.

Também presente ao evento, o presidente da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina, engenheiro Jair José da Silva, ficou entusiasmado com a ocupação da estação.

- Ver tudo isso tão cheio de vida é um alento para todos os ferroviários da Leopoldina. Quem gosta de trens não pode perder a chance de rever a estação e aprender mais sobre o sistema ferroviário do Rio de Janeiro e do Brasil - disse o engenheiro.

A exposição é permanente, com entrada franca e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, na Avenida Francisco Bicalho, s/n – Leopoldina.

Fonte/foto: PGERJ