sábado, 27 de fevereiro de 2016

ESPORTES: FIFA tem novo presidente

FIFA tem novo presidente

Secretário-geral da UEFA e agora presidente da Fifa, Gianni Infantino

Foi eleito na tarde desta sexta-feira na sede da FIFA, na Suíça, o novo presidente da entidade, o secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, que ficará no cargo pelo menos até 2019, podendo ser reeleito mais duas vezes. 

O novo presidente da FIFA disse que seu trabalho será "unir os povos" em torno do futebol, reforçando que será o presidente de todos, não apenas dos europeus e em seu primeiro discurso após eleito, falou em recuperar os patrocinadores perdidos após os escândalos de corrupção - "Vou falar para jogadores, para campeonatos, times e torcedores: vocês vão ficar orgulhosos do que a Fifa vai fazer pelo futebol. Vamos entrar em uma nova era. Tivemos agora um importante congresso, algumas reformas foram aprovadas e o novo presidente certamente vai implementar todas essas reformas e mudar a reputação. Vamos voltar para onde pertencemos. Vou passar algumas ideias para o departamento financeiro, tenho alguma experiência nisso. Hoje a Fifa tem uma receita de bilhões e vamos investir nas associações. Essa vai ser a nossa prioridade. Além disso uma nova era começou: vou trazer parceiros de volta, vou falar com as empresas de transmissão, com todos os patrocinadores... Vamos ganhar a confiança deles de novo. A gente sabe que as receitas vão crescer. Não precisamos nos preocupar com o futuro neste sentido.

Apesar de ter reconhecido que não teve ampla votação por parte dos países africanos, Gianni ressaltou que isso não é problema e afirmou que a primeira competição com ele sendo funcionário da FIFA foi o Campeonato Africano de Nações de 1998, disputado em Burkina Faso. 

"O futebol não está dividido. Foi uma eleição e não uma guerra. Eleição você ganha e perde e a vida continua. Eu tenho ótimas relações na África. Fiz vários amigos por lá e foi por lá a minha primeira competição.  Eu me dou bem lá, me dou bem na Ásia, na Oceania, na América do Sul e do Norte... Eu não sou candidato da Europa, eu sou candidato do futebol e futebol é universal. Não precisamos subir muros, precisamos construir pontes. Vamos falar de desenvolvimento no futebol". E completou - "Eu quero ver ações concretas feitas pela Fifa e por cada associação de futebol. Quero ver a Liga do Caribe, quero ver times aparecendo na África, quero ver crianças na Oceania, quero ver China e toda a Ásia se desenvolvendo... Quero ver crianças sorrindo em torno da bola."

Xeque bahrenita Salman Al Khalifa cumprimenta o novo presidente da FIFA, Gianni Ifantino

Seu concorrente direto nas eleições desta sexta-feira, foi o presidente da Confederação Asiática de Futebol, o xeque bahrenita Salman Al Khalifa e tudo foi decidido somente no segundo turno, quando Gianni obteve 115 dos 104 votos necessários (caso contrárioa haveria um 3º turno). Os demais concorrentes foram o príncipe jordaniano Ali Bin Al-Hussein (vice-presidente da Fifa) e o francês Jérôme Champagne (ex-secretário-geral adjunto da Fifa). 

A Confederação Brasileira de Futebol foi representada pelo presidente em exercício, Coronel Nunes. 

Fonte: UOL Esporte