domingo, 21 de fevereiro de 2016

TURISMO: Parque Estadual Furnas do Bom Jesus

Conheça o Parque Estadual Furnas do Bom Jesus em Pedregulho-SP

Mirante que é encontrado ao final de uma trilha - Foto: Secretaria do Meio Ambiente / Marcelo Kano

Apaixonados por trilhas, mirantes e cachoeiras, enfim, a natureza de um modo geral, a dica é o Parque Estadual Furnas do Bom Jesus localizado no município de Pedregulho (nordeste de São Paulo) e em funcionamento desde 14 de março de 1991, contendo cenários privilegiados. 

O parque que é classificado como Unidade de Conservação de Proteção Integral, objetiva preservar o ecossistema, as espécies animais e vegetais e os seus habitats, os sítios geomorfológicos, além de proteger as paisagens naturais de grande valor cênico. O local também está aberto para pesquisas científicas, visitas e lazer público. 

Com relevo em forma de canyon, possui cachoeiras que podem ser acessadas por trilhas de média a alta dificuldade. Possui sete quedas sendo que a maior delas, a Cascata Grande, mede 142 metros de queda livre e possui também mirantes. 

Vista do mirante - Foto: Secretaria do Meio Ambiente / Francisco Honda

Dentre as várias trilhas oferecidas pelo parque, tem a Trilha do Mirante com 1364 metros indicada a todas as idades por ter baixa dificuldade em seu trajeto. No caminho é possível acessar o Centro de Vivência Ambiental que possui diversidade da fauna e flora brasileira. Uma outra é legal é a Trilha dos Macacos, de dificuldade média, com 800 metros de caminhada em meio à Mata Atlântica e no final ainda tem uma cascata de 35 metros de altura. Também merece destaque a Trilha do Malta, com 2800 metros e de dificuldade média, onde avista-se ao final dela a cachoeira do Malta. 

O parque abriga mais de mil espécies animais dentre endêmicas e as ameaçadas de extinção como: lobo-guará, tamanduá bandeira e onça parda (a suçuarana). Em se tratando de flora, encontra-se: ipê, angico, paineira-rosa, jacarandá, jequitibá, peroba e cedro. 

SERVIÇO
Parque Estadual Furnas do Bom Jesus
Visitação pública de segunda-feira a domingo, incluindo feriados, das 8h às 16h
Para conhecer outras trilhas e atrativos do parque, ligue para (16) 3171-1118 ou envie e-mail para pe.furnas@fflorestal.sp.gov.br, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h 

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo