Agentes de Poços de Caldas passam por capacitação sobre coleta de larvas do Aedes agypti
![]() |
Capacitação reuniu cerca de 150 agentes
|
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma capacitação de agentes comunitários de saúde (ACS), que passaram a atuar também no combate ao mosquito Aedes aegypti. Aproximadamente 150 agentes participaram da capacitação durante todo o dia, no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza.
O objetivo do treinamento foi capacitar os agentes para a pesquisa entomológica, que abrange a coleta de larvas para medir a concentração do mosquito em áreas urbanas. Os agentes aprenderam os procedimentos de coleta, armazenamento e transporte de larvas. Além disso, eles receberam um treinamento especial sobre o tratamento químico com larvicida.
Para ampliar ainda mais o trabalho de enfrentamento da dengue, chikungunya e zika vírus, a Prefeitura realizou processo seletivo para a contratação de mais três agentes de combate a endemias e 26 agentes comunitários de saúde, já em fase final. Eles passarão por um curso introdutório de formação de 40 horas.
Visitas domiciliares
A equipe da Vigilância Ambiental está realizando o trabalho de inspeção domiciliar também aos domingos, das 8h às 17h. O objetivo é realizar a vistoria nas residências cujos moradores não são encontrados durante a semana.
Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Lago, é de extrema importância que a população deixe os agentes entrarem nas casas. “Nós sabemos que algumas pessoas têm receio de deixar os agentes entrarem nas casas. Por isso, sempre que necessário, a pessoa pode ligar na Vigilância Ambiental para saber informações e também para fazer reclamações e denúncias”, ressalta. O telefone da Vigilância Ambiental é o 3697-5977.
Graças a esse trabalho integrado, o município ultrapassou a meta de visitas domiciliares estabelecida pela Secretaria de Estado de Saúde. De 4 de janeiro a 13 de fevereiro, foram realizadas 73.667 visitas a imóveis do município, incluindo residências, estabelecimentos comerciais, terrenos, etc., superando a meta inicial de 69 mil imóveis.
Fonte: PMPC
