segunda-feira, 7 de março de 2016

ESPORTES: O fim do Autódromo Internacional de Curitiba, situado em Pinhais, abre projeto para pista em Campo Largo

O fim do Autódromo Internacional de Curitiba, situado em Pinhais, abre projeto para pista em Campo Largo


O sonho de manter Curitiba no calendário do automobilismo nas próximas temporadas não acabou. Com o fechamento da pista de Pinhais, existe a possibilidade de se levantar uma nova pista em Campo Largo, cidade situada também na região metropolitana da capital paranaense. 

O projeto é encabeçado pelo piloto e empresário da casa, Thiago Marques e que está em estágio avançado de negociação para a compra do terreno na cidade que tem pouco mais de 110 mil habitantes. Caso o acordo seja fechado (a expectativa é fechar o acordo ainda até o final de março), a meta é inaugurar a pista no final de 2017. 

“Estamos em negociações finais de uma área. Se conseguirmos a documentação necessária, vamos anunciar a construção definitiva de um novo autódromo. É algo distante do que se tem hoje [no AIC], mas uma pista viável, para fazer rápido. Quem sabe até o fim do ano que vem não podemos pensar em receber o primeiro evento?” - disse Thiago. 

Como a ideia inicial que era de se levantar o circuito em São José dos Pinhais (também região metropolitana) esbarrou na Secretaria de Meio Ambiente, a busca por terrenos, que contou com o apoio do governador Beto Richa, encontrou um em Campo Largo, que fica a 18 Km do Parque Barigui. 

O piloto contou que está tendo apoio do prefeito da cidade, Affonso Portugal Guimarães - “Estamos muito confortáveis em fazer a negociação com ele porque dá para sentir que quer levar o autódromo para lá. E com a indicação do governador, sabe que não somos aventureiros”. E diz também que estimasse um valor em torno de R$ 30 milhões para a primeira fase do projeto (somente o traçado). Já os boxes e arquibancadas seriam montados com estruturas temporárias. A inspiração vem de pistas argentinas e algumas norte-americanas e europeias, onde o modelo é mais simples e pode-se receber competições como a Stock Car. 

Aí sim no futuro o projeto ganharia um centro de entretenimento que comportaria um centro de convenções, kartódromo, pista de motocross e outras atrações que mantenham o empreendimento vivo diariamente, não apenas nos finais de semana - “Autódromo tem de servir para shows, eventos esporádicos, feirões de carros. A população tem de usufruir de alguma forma na parte da noite, com lanchonetes, food trucks. Queremos implantar também uma pista de caminhada, como se fosse um parque. Sabemos da dificuldade de fazer algo rentável. Sou um apaixonado e isso vem de família, mas é um negócio. Se for viável, vai sair”, promete Marques. 

A Stock Car realizou sua última prova no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, neste domingo, dia 06/03/2016.

Fonte: Gazeta do Povo
Foto: Divulgação