domingo, 6 de março de 2016

JUSTA HOMENAGEM: Inaugurado em Ribeirão Bonito-SP coreto que leva o nome do Maestro Paris Muccillo

Inaugurado em Ribeirão Bonito-SP coreto que leva o nome do Maestro Paris Muccillo

Ontem, dia 5 de março, data em que Ribeirão Bonito comemorou 126 anos de emancipação política-administrativa, o coreto localizado na Praça 9 de Julho passou a se denominado Maestro Paris Muccillo (1925 – 1979), uma justa homenagem a essa ilustre morador que foi e é muito importante na história do município.

A homenagem se deu por meio de uma proposição do vereador José Sebastião Baldan (PMDB) e que foi aprovada por todos os parlamentares da câmara Municipal de Ribeirão Bonito.

O maestro participou da fundação da Banda ‘Primeiro de Maio’ e na década de 70 criou a Banda Doce Veneno, uma das melhores do Brasil. Paris morreu em Ribeirão Bonito aos 24 de setembro de 1979.

Uma grande festa foi realizada durante a homenagem e a Banda Primeiro de Maio, fundada pelo Maestro Paris Muccillo, se apresentou, e emocionou o público presente.

Banda Primeiro de Maio tocando durante a inauguração

Conheça um pouco mais sobre a vida de Paris Muccillo:

Nascido na Itália em 15 de abril de 1925, Paris Muccillo passou grande parte de sua vida no Brasil, em especial na cidade de Ribeirão Bonito. Nascido em Abruzzo, região central da Itália, em 15 de abril de 1925, o músico e maestro chegou ao Brasil ao 15 de abril de 1953. Durante 15 dias permaneceu na casa de um tio na cidade de Santos, mas seu destino era Bocaina, região central do Estado onde conheceu aquela que seria sua companheira pelo resto dos seus dias, Dona Maria da Penha Gabas, professora.

Dessa união nasceram os filhos Wagner Augusto Muccillo e Paris Ernesto Muccillo.

Já em Ribeirão Bonito, como professor, foi responsável pela formação musical de varias gerações de ribeirão-bonitenses e participou da fundação de corporações musicais, como a Banda TWNYP e "Primeiro de Maio" Depois da sua morte, a Banda foi denominada Doce Veneno, de reconhecido sucesso nacional, dirigida pelo filho Wagner Augusto Muccillo, também responsável pela música e letra do Hino à Ribeirão Bonito.

Ano 1972 - Juventude de Ribeirão Bonito e o grande mestre Paris Mucillo.

Paris adorava sua Ribeirão Bonito. E nas palavras de sua mulher, Dona Venice, "dizia sempre que Ribeirão Bonito lhe lembrava sua Abruzzo italiana, cercada de morros e montanhas verdejantes".

Amante da educação música clássica, Paris escreveu seu nome com poesia e harmonia na história do município.

Sérgio, Wagner, Makk, Claudinho e Netto - a Banda Doce Veneno, uma das melhores do Brasil

Dona Venice Gabas lembra também que o marido que acompanhou a procissão do Senhor Morto na Sexta-Feira Santa, executando a Marcha Fúnebre e músicas sacras.

De convicção forte e crença católica professou sua fé até mesmo após sua morte. Exemplo disse é a presença da Banda Doce Veneno, de forma colaborativa, até os anos atuais, no fechamento da tradicional festa de agosto.

Fotos: Divulgação
Matéria: Walter Caparrós Blanco