quinta-feira, 21 de abril de 2016

LUTO: Cantor Prince morre aos 57 anos

Cantor Prince morre aos 57 anos


O mundo da música está de luto. Morreu nesta quinta-feira aos 57 anos nos EUA o ícone dos anos 80, Prince. 

O cantor tornou-se fenômeno mundial com a música "Purple Rain" (1984) considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos e trilha sonora do filme de mesmo nome, que nada mais é do que uma história autobiográfica de um roqueiro problemático de Minneapolis com problemas familiares. Durante sua carreira ganhou sete Grammy Awards, um Globo de Ouro e um Oscar. 

Nesta manhã a polícia de Minneapolis (Minessota) informou que um corpo havia sido encontrado em Paisley Park (residência do cantor). Ainda afirmaram que receberam uma chamada médica às 09h43min (horário local). Prince foi encontrado desacordado no elevador, porém as tentativas de reanimação não tiveram sucesso.

Sua última apresentação foi em Atlanta há uma semana (dia 14) e logo após o show o cantor passou mal em seu jatinho particular. O mesmo pousou no Quad City International Airport e Prince foi levado ao hospital onde ficou por apenas 3 horas e foi liberado. O motivo do mal-estar pode ter sido uma gripe a qual ele já estava há semanas.

No início da carreira, aos 20 anos, em 1978

Prince era filho de um músico de jazz e seu álbum de estreia, "For You" foi aos 19 anos em 1978. Logo a seguir lançou "Prince" e "Dirty Mind" em 1979 e 1980 respectivamente. Em 1981 veio com o álbum "Controversy" no qual colocava sua característica principal: baladas funkeadas com sintetizadores, letras provocativas e falsetes. Emplacou ainda mais dois hits: "Why You Wanna Treat Me So Bad?" e "I Wanna Be Your Lover. 

No ano de 1986 lançou o filme "Sob o Luar da Primavera" que não obteve sucesso, porém, a trilha se saiu melhor, imortalizando o sucesso "Kiss".

Prince em cena no filme "Purple Rain", o qual compôs também a trilha

A música "Purple Rain" ganhou Oscar tornando-se uma das baladas memoráveis do rock. Era Testemunha de Jeová desde 2001 e passou a morar em Los Angeles para "entender melhor a indústria da música".

Nos 15 anos seguintes lançou um álbum por ano, experimentando diversos gêneros e parcerias com artistas como Lianne La Havas e Rita Ora. 

Prince no Rock In Rio de 1991

Sua única apresentação no Brasil foi durante o Rock In Rio de 1991.

Em 2015 Prince decidiu tirar seus álbuns das plataformas de streaming e os clipes do YouTube e Vevo, mantendo-os apenas no Tidal e iTunes. 

Recentemente estava excursionando para divulgar o show "piano e microfone", promovendo o álbum "HitnRun Phase Two", o 39º de sua carreira que fora lançado em dezembro do ano passado, cujo single "Baltimore" canta a morte do jovem negro Freedie Gray pela polícia dos EUA. 

  • Confira "Purple Rain", maior sucesso do cantor:
 
Fonte: UOL Entretenimento