segunda-feira, 25 de abril de 2016

LUTO: Morre nos EUA o cantor Billy Paul aos 81 anos

Morre nos EUA o cantor Billy Paul aos 81 anos

Billy Paul (Foto: Reprodução/billypaul.com)

O mundo da soul music está de luto. Faleceu na manhã deste domingo, 24, em sua casa, no bairro de Blackwood (Nova Jersey) nos EUA, o cantor Billy Paul aos 81 anos. 

Em entrevista ao canal NBC Philadelphia, o empresário do cantor, Beverly Gay, contou que Billy Paul havia sido diagnosticado com câncer e na última semana fora hospitalizado no Temple University. 

O falecimento de Billy foi informado através do site oficial do cantor: 

"Nós sentimos em informar que Billy faleceu hoje em sua casa após séria condição médica. Gostaríamos de estender as nossas mais sinceras condolescências a sua mulher, Blanche, e família pela perda. Eles e o mundo choram a perda de outro ícone musical que ajudou a música pioneira R&B de hoje. Billy fará falta verdadeiramente. Por favor, compartilhe seus pensamentos, mensagens e histórias de Billy como nos lembramos deste lendário artista, membro da família e amigo".

Site oficial de Billy Paul (Foto: Reprodução / Site Oficial) 

Billy nasceu em 1° de dezembro de 1934 e, no início de sua carreira musical aos 11 anos apresentou-se em uma rádio local e participou das escolas de música West Philadelphia e Granoff, onde recebeu treinamento vocal. Tempos depois apresentou-se em clubes e universidades juntamente com outras lendas do jazz e do soul como: Charlie "Bird" Parker, Nina Simone, Miles Davis e Roberta Flack. 

Seu primeiro álbum "Feelin 'Good ao Cadillac Club" foi lançado em 196 após Billy servir o exército e seu maior sucesso foi "Me and Mrs. Jones", lançado em 1972, alcançando a primeira posição na Billboard 100 e R&B, o que lhe rendeu um Grammy. Tal canção alcançou maior notoriedade quando em 2007 o cantor Michael Bublé lançou uma versão cover. 

Ao longo de sua carreira Billy Paul lançou 15 álbuns (sem contar a reedição de "Feelin 'Good ao Cadillac Club") entre os anos de 1968 e 1988 e ainda ficou reconhecido por ser um pioneiro e figura importante na soul music pelas suas letras socialmente conscientes. 

  • Confira o clipe de "Me and Mrs. Jones":
 
 
Fonte: EGO