segunda-feira, 4 de abril de 2016

LUTO: Morreu no último sábado (02), a atriz Tereza Rachel

Morreu no último sábado (02), a atriz Tereza Rachel

Nesta 2ª feira (04), o Brasil foi pego de surpresa com a notícia do falecimento da atriz Tereza Rachel, que além de atriz era uma grande empresária teatral e figura relativamente polêmica no meio artístico. 

Foi casada com Ipojuca Pontes, secretário nacional da Cultura do governo Collor. Sua última aparição em novelas foi em "Babilônia" (2015), fazendo uma amiga de uma personagem periférica que só aparecia no final da trama, a transexual Úrsula Andressa (interpretada por Rogéria). 

Conhecida do grande público por papéis em novelas como "A Próxima Vítima" e "Que Rei Sou Eu?", a atriz Tereza Rachel morreu na tarde do último sábado (2), no Rio, aos 82 anos. Ela estava internada desde o dia 30 de dezembro do ano passado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, em decorrência de um quadro agudo de obstrução intestinal. 

Terezinha Brandwain, nome de batismo da atriz, interpretou na TV personagens marcantes como Clô Hayalla em "O Astro" (1978), Lola em "Marrom Glacê" (1979), Marta Gama em "Baila Comigo" (1981), Renata Dumont em "Louco Amor" (1983), a Rainha Valentine em "Que Rei Sou Eu?" (1989) e Francesca Ferreto em "A Próxima Vitima" (1995).

Nos palcos, onde começou a carreira na década de 50, encenou espetáculos como "Fedra", "Édipo Rei", "A Gaivota" e "Um Bonde Chamado Desejo". No Rio, batizou um teatro com seu nome, inaugurado em 1971 no bairro de Copacabana, com um show de Gal Costa. Entre os artistas que passaram pelo palco de lá estão: Paulo Gracindo, Bibi Ferreira, Marília Pera e Juca de Oliveira. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Novos Baianos e Luiz Gonzaga também já se apresentaram no local.

No cinema, Tereza Rachel atuou em longas como "Ganga Zumba", "Revólver de Brinquedo" e "Águia na Cabeça".

Foto: Divulgação