domingo, 5 de junho de 2016

Dia Mundial do Meio Ambiente: Confira a programação do SESC São Carlos

SESC promove ações socioeducativas dedicadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Confira a programação em São Carlos 

Áreas verdes em espaços públicos são importantes pelo caráter ecológico, estético e de lazer, mas também por exercer uma função social ao estimular novas formas de convívio, aglutinando diferentes perfis de público em torno de temas que afetam diretamente a vida das pessoas, tais como saúde, alimentação, políticas públicas e ativismo social. O SESC (Serviço Social do Comércio) tem essa compreensão e por isso realizará neste mês uma série de ações socioeducativas dedicadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

Os eventos serão realizados em diversas unidades do SESC, na capital, Grande São Paulo, litoral e interior. O objetivo é estimular a percepção sobre como lidamos com as questões ambientais e valorizamos o cuidado com as áreas verdes nos centros urbanos, incluindo praças, bosques e parques, além da prática da agricultura urbana e o plantio em hortas comunitárias.

Destaques

O cultivo de alimentos e plantas é um dos destaques da programação. A unidade Pinheiros vai sediar uma oficina sobre as etapas do cultivo em pequenos espaços. São Caetano terá um encontro sobre construção de pequenos jardins verticais. Presidente Prudente terá uma oficina para ensinar a comunidade sobre a importância de se ter e manter uma horta comunitária urbana para alimentação saudável e de procedência confiável. Campinas terá uma mostra de alimentos orgânicos para o público conhecer o trabalho de produtores e agricultores familiares da região e tudo que envolve este universo. 

Em São Carlos, o Coletivo do Cerrado, a Associação Veredas e o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP participarão do bate-papo Áreas verdes na cidade: conhecer, conviver e preservar.

Em Itaquera, a Feira de Ideias será um espaço para ampliar a troca entre experiências inspiradoras de modos de vida sustentáveis, com barracas nas quais serão expostos produtos, ações e ideias voltadas à sustentabilidade. Participam: Associação de Produtores de Orgânicos da Zona Leste, Coletivo Quebrada Sustentável, Centro de Práticas Naturais de São Matheus, Programa Ambientes Verdes e Saudáveis – CRS Leste, Natural da Mata e Coletivo Alma.

Caminhadas serão realizadas em Belenzinho e Santo Amaro, conduzidas por especialistas em flora, ecologia e aspectos históricos e culturais da arborização. Pinheiros terá uma Pedalada Verde, que vai explorar rios e córregos num percurso de 11,4 km.

Em Santana, acontecerá um encontro sobre Parklets. A proposta é discutir a ocupação do espaço público, levando em conta os usuários do entorno, com a apresentação de técnicas de construção de parklets. Com Lincoln Paiva, do Instituto Mobilidade Verde.

Em Santo André, coletivos, instituições e artistas se reunirão numa feira para apresentar seus trabalhos e ações que têm como ponto comum a intenção de construir relações menos individualistas, socialmente mais justas e ecologicamente mais responsáveis. 

Osasco terá uma intervenção chamada Mutirão da Horta, que abre a horta do SESC para moradores do entorno, funcionários e entusiastas de agricultura urbana para participarem da colheita e manutenção, além de aprenderem conceitos das hortas comunitárias, técnicas de preparo para novos canteiros, limpeza, adubação e cobertura do solo.

Compromisso antigo

Desde a década de 70, o SESC realiza projetos na área ambiental com a missão de desenvolver ações educativas e de contribuir para a construção de modos de vida inclusivos, solidários e sustentáveis.

Mais informações no site: 


- Programação em São Carlos

- Praças (im)possíveis
O projeto idealizado pelo Coletivo BijaRi propuseram uma reflexão sobre o uso coletivo de espaços urbanos. O Coletivo BijaRi, formado em 1996, já realizou intervenções urbanas, performances, instalações e videoarte em cidades de vários países. Participaram de bienais, como a de Curitiba, Havana e a do Fim do Mundo, em Ushuaia, na Argentina. É formado pelos arquitetos e artistas Rodrigo Araújo, Geandre Tomazoni, Gustavo Godoy, João Rocha, Maurício Brandão e Olavo Ekman. O projeto contempla uma intervenção e um bate-papo.

- Intervenção
Bicicletas equipadas com guarda-sóis, bancos e floreiras percorrerão a cidade e converterão vazios urbanos em micropraças, para reforçar a necessidade de se discutir e transformar os usos da cidade, caminhando na direção de uma melhor apropriação do espaço público por parte dos cidadãos. 
Dia 11, sábado, às 10h. Com o coletivo Bijari. 
Praça do Mercado Municipal. GRÁTIS. Livre
De 12 a 21, às 15h. Com equipe de mediadores. 
Espaços públicos da cidade. GRÁTIS. Livre

- Bate-papo
O grupo compartilha com o público o processo criativo da intervenção Praças (Im)possíveis.
Dia 22, quarta, às 20h. Bate-papo com Bijari. 
Sala Multiuso. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. 30 vagas. Livre 

- Áreas verdes na cidade: conhecer, conviver e preservar

A cidade de São Carlos possui alguns espaços de área verde com significativa importância e que sobrevivem, muitas vezes, por atuação da sociedade civil. O encontro reunirá alguns desses atores e abordará a importância desses locais de convivência na cidade. 

Com Christian Folz (Associação Veredas), Alessandra Pavesi (Coletivo do Cerrado) e Luciana Schenk (profa. do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP). Mediação de Paulo Mancini (ex-coordenador do Meio Ambiente do município de São Carlos).

Dia 14, terça, das 19h30 às 22h. 

Teatro. GRÁTIS. Retirada de convites no dia da atividade. 16 anos 

269 lugares

- Olhares sobre a produção e o consumo de orgânicos em São Carlos

Nesse encontro a comunidade será convidada a trocar experiências e saber mais sobre os desafios e potencialidades da agricultura orgânica, uma forma de produzir alimentos comprometidos com a segurança alimentar, ambiental, econômica e social, por meio da produção, comercialização e consumo consciente e solidário. 

Com Flavia Torunsky, Comunidade que Sustenta a Agricultura - CSA São Carlos e Gabriel Rantone - da Da Terra, Alimentos Orgânicos e Naturais. 

Dia 21, terça, das 19h30 às 21h30. 

Teatro. GRÁTIS. Retirada de convites no dia da atividade. 12 anos

269 lugares

Cinema 

O Veneno Está na Mesa II 

BRA, 2014. Cor. DVD. Dir.: Silvio Tendler. 70 min. Documentário

Após impactar o Brasil mostrando as perversas consequências do uso de agrotóxicos em O Veneno está na Mesa, o segundo filme atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública. Além de experiências agroecológicas, mostra a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores. 

Dia 16, quinta, às 16h. 

Teatro. GRÁTIS. Retirada de convites no dia da atividade. 12 anos 

269 lugares

- Oficinas 

Criando com a natureza 

Com instrutoras do Sesc 

Você já parou pra pensar na infinidade de materiais que a natureza generosamente dispõe para construirmos os próprios brinquedos? Compartilhe conosco estas explorações naturais por meio de um fazer especial que emaranha, amarra, prende, prega, enrola o cascalho, a pedra, o graveto, as sementes e as folhas... E tudo vai virar brinquedo! 

Atividade para crianças de até 6 anos acompanhadas por um adulto responsável. 

Dias 1 e 8, quartas, das 17h às 18h. 

Espaço de brincar. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. 30 vagas.

- Lá no Quintal... 

O que cabe em um quintal? O que cabe na brincadeira de criança? Se tem terra, se tem árvore, se tem água, o que cabe? Convidamos adultos e crianças a vivenciarem brincadeiras de quintal de todos os tempos. 

Atividade para crianças de até 6 anos acompanhadas por um adulto responsável. 

Dias 5 e 12, domingos, das 16h às 17h30. 

Quintal. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. 25 vagas.

- Frutas nativas da Mata Atlântica 

Com Canto da Horta (Campinas-SP) 

"Quais frutas são nativas do Brasil?" A pergunta pode causar muitos equívocos, já que as frutas mais populares vieram de outros continentes. Porém, há uma diversidade de frutas do nosso país que não são tão conhecidas. A oficina apresentará algumas frutas da nossa Mata Atlântica, além da prática com plantio de sementes de frutíferas. 

Dia 18, sábado, das 14h às 16h. 

Sala multiuso. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. 25 vagas. 12 anos

- Construção de terrários 

Com Vida no Vidro (São Carlo- SP) 

O terrário simula um ecossistema e permite o ciclo de desenvolvimento de várias espécies. A oficina abordará estilos de terrários, espécies de plantas, substrato, arquitetura e noções básicas sobre paisagismo. 

Dia 19, domingo, às 14h30 às 17h30. (turma 1)

Dia 24, sexta, das 18h30 às 21h30. (turma 2)

Galpão. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. 20 vagas por turma. 14 anos 

- Arte natural 

Com educadores de Tecnologias e Artes 

A natureza e a obra de Frans Krajcberg, o artista polonês que mora numa casa na árvore, são inspirações para essa atividade. Folhas, pedras, flores e gravetos, servem de material para a criação de desenhos e pequenas esculturas. 

Dias 4 e 5, sábado e domingo, das 15h às 17h30. 

Corredor Colorido. GRÁTIS. Inscrições no local e horário das atividades. 20 vagas por dia. Livre 

- Vivência 

Os caminhos do cerrado: corrida e caminhada orientada 

Com instrutores do Sesc e Mayla Valenti, educadora ambiental

Orientação para corrida e caminhada em solos irregulares. Além da prática esportiva, os participantes poderão em contato com a natureza, reconhecer o espaço verde, biodiversidade e acessar informações sobre espécies existentes no Cerrado. Apoio: Trilha da Natureza/DeAEA/UFSCar.

Dia 19, domingo, das 9h às 11h. 

Cerrado da UFSCar. Apoio: Trilha da Natureza/DeAEA/UFSCar. GRÁTIS. Inscrições na Central de Atendimento. 120 vagas. 16 anos

Foto: Ricardo Ferreira
Fonte: Assessoria de Imprensa do SESC