terça-feira, 14 de junho de 2016

FUTEBOL: Técnico Dunga é demitido. Espera-se acerto com Tite, do Corinthians

Técnico Dunga é demitido. Espera-se acerto com Tite, do Corinthians


Em reunião na Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (14), definiu-se que o Dunga não é mais o técnico da seleção brasileira e sai junto com ele Gilmar Rinaldi, que vinha sendo o coordenador de seleções. 

Dunga estava no comando da seleção após o final da Copa do Mundo de 2014 disputada aqui mesmo, no Brasil, quando após as fatídicas derrotas de 7 x 1 para a Alemanha e 3 x 0 para a Holanda na disputa de 3º lugar o então técnico Luis Felipe Scolari foi demitido. 

A tendência agora é que Tite, atualmente no Corinthians, venha para assumir o posto. Pelo menos essa é a preferência da entidade máxima do futebol brasileiro, que tem pressa no acerto de seu nome, já que estamos na iminência dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. 

O anúncio da saída do técnico e do coordenador de seleções foi feito através de uma nota divulgada através do site da Confederação Brasileira de Futebol. Confira na íntegra: 

"A Confederação Brasileira de Futebol comunica que decidiu, nesta terça-feira, dissolver a comissão técnica da Seleção Brasileira. Deixam os cargos o coordenador de Seleções, Gilmar Rinaldi, o técnico Dunga e toda a sua equipe. A decisão foi tomada em comum acordo durante reunião nesta tarde e, a partir de agora, a CBF inicia o processo de escolha da nova comissão técnica da Seleção Brasileira. A CBF agradece a dedicação, a seriedade e o empenho da equipe durante a realização do trabalho"

Nesta segunda passagem pela seleção, Dunga obteve 18 vitórias, 5 empates e 3 derrotas em 26 jogos, amargando a pior campanha nas Eliminatórias para a Copa do Mundo (atualmente está na 6ª posição, fora dos 4 que vão para a Rússia em 2018), sendo eliminado pelo Paraguai nas quartas de final da Copa América de 2015 no Chile e sendo eliminado ainda na primeira fase da Copa América Centenário de 2016 nos Estados Unidos. 

Dunga ainda tirou a braçadeira de capitão de Thiago Silva e ainda não o convocou para jogos posteriores devido sua postura em entrevistas após as partidas. Mesma situação ocorreu com o lateral Marcelo do Real Madrid e David Luiz perdeu seu espaço por critérios técnicos. 

Mesmo com Dunga ainda no cargo de técnico, a Confederação esteve em contato com Tite e o argentino Sampaoli para assumir a seleção futuramente. Tite foi consultado tanto em 2015 quanto em março deste ano (2016). Sampaoli também fora consultado em março. Agora a Confederação precisará estabelecer se o futuro técnico também comandará a seleção olímpica na "Rio 2016". 

Fonte: UOL Esporte - Futebol