quarta-feira, 22 de junho de 2016

RELIGIÃO: Papa nomeia Dom Paulo Cezar Costa como novo Bispo da Diocese de São Carlos

Papa Francisco nomeia Dom Paulo Cezar Costa como novo Bispo da Diocese de São Carlos
Dom Paulo Cezar Costa entregando exemplar sobre os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro ao Santo Padre em julho de 2015

Na manhã desta quarta-feira, 22, o Papa Francisco nomeou o Dom Paulo Cezar Costa para a Diocese de São Carlos. Até o momento ele era Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Depois de seis meses sob a Administração Apostólica de Dom Airton José, Arcebispo Metropolitano de Campinas, a Diocese de São Carlos acolhe seu novo Bispo, Dom Paulo Cezar Costa, nomeado nesta manhã de quarta feira (22). A nomeação foi publicada no Jornal L’Osservatore Romano, ao meio-dia horário de Roma.

A posse será no dia 6 de agosto, às 10h, na Catedral de São Carlos.



Novo Bispo

Dom Paulo Cezar nasceu na cidade de Valença, no Estado do Rio de Janeiro, no dia 20 de Julho de 1967. Filho de Geraldo Manoel da Costa Amaral e Maria Alice Miranda Amaral

Foi ordenado Presbítero no dia 05 de dezembro 1992. Em 24 de novembro de 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro sendo ordenado bispo no dia 5 de fevereiro de 2011, na Catedral do Rio, pelas mãos do arcebispo Dom Orani João Tempesta. Escolheu como lema episcopal “Tudo suporto pelos eleitos”.

Possui graduação em Teologia pelo Instituto Superior de teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1998) e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2001). Atualmente estava como professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio; professor e diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, professor do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Na área acadêmica possui experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nas seguintes áreas: cristologia, Patrologia e Trindade.

Como Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio atuou sendo animador da Pastoral Universitária, como Bispo da Comissão Arquidiocesana de Aquisição de Terrenos e Evangelização, das Missões, da Academia Fides et Ratio e do Centro Cultural Dom Eugenio de Araujo Sales.

Além disso, acompanhou o economato da arquidiocese, o Departamento Jurídico, o Patrimônio Histórico e Cultural da Arquidiocese do Rio e os estudantes no exterior, membro do Conselho Diretor da Associação Mantenedora da PUC-Rio e do Conselho Universitário da PUC-Rio

No Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi eleito bispo referencial da Pastoral Universitária e da Comissão Regional para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada. E, também, membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé na CNBB.

Na Jornada Mundial da Juventude em 2013 foi o grande articulador, responsável por todo evento no Rio de Janeiro.

Diocese de São Carlos

Desde que o Papa Francisco aceitou a renúncia do Bispo de São Carlos, Dom Paulo Sérgio Machado no dia 16 de dezembro de 2015, Dom Airton, arcebispo Metropolitano de Campinas, assumiu a Diocese de São Carlos como Administrador Apostólico até a nomeação de um novo Bispo para Diocese. 

O clero e o povo de Deus reunido na Diocese de São Carlos agradece a maneira generosa e disponível com que Dom Airton conduziu a Diocese neste período em que foi Administrador Apostólico e dá boas vindas a Dom Paulo Cezar, Bispo nomeado.

Fonte: Padre Eduardo Malaspina – Chanceler do Bispado - Assessoria de imprensa da Diocese de São Carlos
Fotos: Divulgação