quarta-feira, 15 de junho de 2016

RIO 2016: Foram apresentadas as medalhas das Olimpíadas e Paraolimpíadas do Rio de Janeiro

Foram apresentadas as medalhas das Olimpíadas e Paraolimpíadas do Rio de Janeiro


O Comitê dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 apresentou nesta terça-feira, 14, as medalhas que serão entregues aos vencedores após as competições nos Jogos. 

Elas terão um conceito sustentável, sendo feitas com materiais recicláveis. O Comitê aproveitou ainda para divulgar o slogan dos Jogos: "Um mundo novo". 

Nas medalhas de prata e bronze, mais de 30% dos metais preciosos usados vêm da reciclagem. O mesmo acontecem com as fitas que sustentam o objeto, que possuem 50% de material reaproveitado. 


Nas medalhas de ouro, o metal é totalmente isento de mercúrio. Todas serão entregues em estojos de madeira com certificado de proveniência de área ambientalmente responsável. Ao todo serão 5130 medalhas, sendo 2488 nas Olimpíadas e 2642 nas Paraolimpíadas, com o desenho desenvolvido pelo Comitê Organizador dos Jogos juntamente com a Casa da Moeda Brasileira. 


No evento de lançamento estiveram presentes o presidente dos Comitês Olímpico Brasileiro e Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach. 


Foram apresentados também os uniformes dos auxiliares que carregarão as medalhas nas cerimônias de premiação. O pódio olímpico terá um design exclusivo e o paraolímpico terá acesso a cadeirantes. 


As medalhas paraolímpicas terão um detalhe especial: todas virão com um guizo (barulho) para que os deficientes visuais possam diferenciar qual é ouro, qual é prata e qual é bronze. 

O slogan dos Jogos, "Um mundo novo", foi apresentado com dois anos de atraso, era para ter sido apresentado em 05/08/2014, faltando dois anos para o início do evento. O atraso se deu devido a uma discussão entre o governo e o Comitê Rio 2016 sobre a frase a ser escolhida. Sobre o significado do slogan, o Comitê Organizador disse: "Com novos olhares, exemplos e heróis. Inspirado pelo poder de transformação do esporte, esse é o slogan dos Jogos"

Fonte: UOL - Olimpíadas 2016
Fotos: Divulgação Rio 2016