quarta-feira, 8 de junho de 2016

SAÚDE: Desenvolvido exame de sangue que prevê se pacientes responderão bem a antidepressivos

Desenvolvido exame de sangue que prevê se pacientes responderão bem a antidepressivos


Cientistas do King's College, de Londres, desenvolveram um exame de sangue que poderá prever se os pacientes que sofrem de depressão responderão bem ou não aos antidepressivos mais comuns. 

Assim poderão haver tratamentos personalizados futuramente, evitando que aqueles tomem um medicamento que não esteja fazendo efeito nenhum, já que o teste mede o o nível de inflamação no sangue de quem sofre da doença. Com isso, os médicos poderão prescrever um antidepressivo que seja mais efetivo ainda no estágio inicial, antes mesmo que a doença se agrave.

"Este estudo nos deixa um passo mais próximos de proporcionar um tratamento de depressão personalizado aos primeiros sinais de depressão", afirma Annamaria Cattaneo, líder do trabalho do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência do King's College.

Acontece que a amostragem ainda é pequena, já que apenas 140 pessoas foram submetidas ao novo teste e outros estudos ainda precisam ser feitos. Atualmente a depressão atinge mais de 350 milhões de pessoas no mundo inteiro, sendo assim, quaisquer novidades que possam existir para a redução da frustração e o sofrimento de quem quer se tratar, é bem-vinda. 

  • Confira a matéria feita pelo "Jornal Hoje" desta quarta-feira, 08/06:

Fontes: Globo.com e Portal LJ