quinta-feira, 7 de julho de 2016

LUTO: Guilherme Karam

Após 2 anos internado, ator Guilherme Karam morre aos 58 anos 

O ator Guilherme Karam, 58, faleceu às 11h40 da manhã desta quinta-feira, no Rio. Ele estava internado havia cerca de dois anos no Hospital Naval Marcílio Dias, na Zona Norte, tratando da síndrome de Machado - Joseph, uma doença degenerativa. A informação foi confirmada por familiares do ator.


Raposão na novela "O Clone" (2001)

Karan, conhecido por papéis marcantes em novelas como "Meu Bem, Meu Mal", pelo programa "TV Pirata" e filmes como "Super Xuxa contra o Baixo Astral" estava afastado da TV desde 2005, quando participou da novela "América". Segundo seu pai, o almirante Alfredo Karan, a doença foi herdada da mãe, que morreu devido a essa mesma anomalia genética. Além do ator, outros três irmãos também tiveram a doença.

Com Gugu Liberato

O ator se destacou na televisão com papéis cômicos e foi um dos integrantes do programa "TV Pirata", humorístico que fez história na Rede Globo ao satirizar a própria TV. No programa, interpretou personagens como o apresentador da TV Macho, Zeca Bordoada, e o capanga Agronopoulos.

Zeca Bordoada no "TV Pirata", programa exibido entre 1988 e 1990 e depois em 1992 na Globo

Atuou em novelas como "Tudo ou Nada" e "Dona Beija", na extinta Manchete, "Perigosas Peruas", "Explode Coração" e "O Clone", na Globo. No cinema, fez filmes como "Super Xuxa contra Baixo Astral", "Xuxa e os Duendes" e "Bela Donna". Atualmente, o trabalho do ator pode ser visto na reprise de "Meu Bem, Meu Mal", pelo canal Viva. Na novela, ele interpretou o intrometido e divertido mordomo Porfírio que ficou famoso pelo bordão que usava para se referir ao seu amor, a "divina Magda" (Vera Zimermann).

Ao lado de Vera Zimermann nos bastidores da novela "Meu Bem, Meu Mal" (1990)

Guilherme Karam perdeu a mãe e um irmão com a mesma doença, infelizmente hereditária. As visitas que aconteciam há seis meses, quando o ator passou a permitir a presença de poucos amigos como a atriz Tessy Callado, também cessaram.

Guilherme Karan viveu o rocker Bebeto em "Explode Coração" (1995)

O almirante Alfredo Karam, de 91 anos, pai do ator, chegou ao hospital no início da tarde desta quinta-feira acompanhado de um motorista e não falou com a imprensa. A família ainda não divulgou a data do velório.

Guilherme Karan com o elenco da "TV Pirata". O ator interpretou vários personagens no humorístico

A doença: "Ele herdou da mãe. Perdi um filho com a mesma doença. Guilherme fica na cadeira de rodas o tempo todo. Tem horas que ele está lúcido e tem horas que não", diz seu pai, Alfredo.

Em "América" (2005), Guilherme Karan deu vida a Geraldito, que sonhava com uma carreira em Hollywood. Esse foi o último trabalho do ator


A síndrome de Machado-Joseph é uma doença autossômica dominante, o que significa que ela é genética e hereditária, podendo ser transmitida pelo pai ou mãe. A doença é causada por uma mutação no gene do cromossomo 14, que gera uma proteína anormal (a ataxina 3) que se acumula dentro de algumas células do cérebro.

Com a autora Glória Perez

O diagnóstico é feito através de uma conversa com o paciente, onde é verificado se existe algum histórico da doença na família. Pode-se também realizar um teste genético para verificar a existência da síndrome. O tratamento é paliativo, ou seja, apesar de pesquisas, ainda não encontraram uma vacina ou tratamento que extermine a doença.

Guilherme Karan se transformou para viver o vilão Baixo Astral no filme "Super Xuxa contra Baixo Astral" (1988)

Enquanto ainda estava em casa Guilherme Karam, que também sofre de problemas na coluna, vivia sob os cuidados de dois enfermeiros, e recebia, três vezes por semana, a visita de um fisioterapeuta. É o máximo de contato que ele tinha com o mundo externo. Deprimido, ele não quer receber visitas.

Confira mais fotos em: 

Fonte: Extra
Fotos:Divulgação