domingo, 3 de julho de 2016

RELIGIÃO: Romaria do Pai Eterno 2016 reúne cerca de 2,7 milhões de pessoas em Trindade

Romaria do Pai Eterno 2016 reúne cerca de 2,7 milhões de pessoas em Trindade-GO

A tradicional queima de fogos iluminou o céu da Capital da Fé de Goiás, Trindade (GO), na noite deste domingo, 3 de julho, e anunciou o fim de mais uma Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 2,7 milhões de pessoas passaram pelo município durante os dez dias da Romaria 2016.

A missa campal de encerramento teve início após a chegada da Procissão Luminosa, que conduziu a Imagem do Divino Pai Eterno em carro andor, desde a Igreja Matriz até o Santuário Basílica. Presidida pelo Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, Pe. Robson de Oliveira, a celebração contou com a presença do Núncio Apostólico No Brasil, Dom Giovanni D’ Aniello. Milhares de romeiros acompanharam o momento marcado por grandes emoções, oração e louvor dos devotos e religiosos presentes.

Neste ano, a Festa teve o tema “O Pai Eterno é Misericordioso”, em menção ao Ano da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco em dezembro de 2015. Os devotos que peregrinaram pela Rodovia dos Romeiros puderam passar pela Porta Santa, instalada no quilômetro zero da GO-060, em um ato de busca pela verdadeira misericórdia, perdão e amor que o Pai Eterno tem pelos Seus filhos.


Em sua homilia, Pe. Robson agradeceu a presença de todos os romeiros e a dedicação dos colaboradores que ajudaram na realização da Festa: “Vamos nos despedir de Trindade com um até logo e levar a mensagem do amor do Pai nos nossos corações. Que você seja um sinal de Deus no seu lar, um exemplo de como deve se viver neste mundo. Vamos ser o Pai Eterno Misericordioso e viver uma vida santa e agradável diante de todos e de Deus”.

A romeira Hermenegilda Martins Monteiro veio do Espírito Santo especialmente para participar da Romaria do Divino Pai Eterno. “Venho pela terceira vez e é sempre maravilhoso partilhar deste momento. Vim para agradecer pela vida da minha filha, que se curou de um câncer graças ao poder e amor do Pai Eterno. Vou voltar para casa com a fé renovada e com a certeza de que Ele é misericordioso”, afirmou.


De Brasília (DF), o devoto Izidório Nunes Nascimento participou da Romaria pela primeira vez e se encantou ao ver a força da fé do povo em Trindade. “Fiquei impressionado e muito emocionado com o que vi e senti aqui. As palavras durante as celebrações são muito especiais e me fortaleceram. Só de estar aqui na Casa do Pai já é motivo para muito agradecimento”.

Durante os dez dias de Romaria, foram realizadas 115 missas, 45 novenas, 11 procissões e 30 orações do terço, além de alvoradas, vigílias, centenas de batizados e milhares de confissões. De acordo com o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Edinisio Pereira, a Romaria 2016 teve um saldo bastante positivo. “A quantidade de romeiros que participou da Festa superou nossas expectativas. Agradeço a todos que vieram de longe e perto para louvar e bendizer ao Pai Eterno durante esses dez dias de Romaria. Até a Romaria 2017!”, afirmou.

Novidades na Romaria 2016

A Romaria deste ano trouxe muitas novidades aos romeiros. Entre elas, o início das atividades do Cineteatro Afipe que apresentou uma programação diversificada com palestras, apresentações musicais, exibição de filmes, pregações e adoração ao Santíssimo Sacramento. O objetivo era tornar a passagem dos fiéis peregrinos, por Trindade, ainda mais especial para que eles saiam com a fé fortalecida. O Cineteatro continuará com sua programação cultural e será mais uma opção de entretenimento e oração para os trindadenses.

Outro destaque deste ano foi a campanha “Papa Francisco, venha a Trindade”. Os filhos e filhas do Pai Eterno se uniram pela vinda do Santo Padre à Capital da Fé de Goiás. No período da Romaria, foram montados quatro pontos de coleta, onde milhares de romeiros assinaram a súplica e ainda puderam fazer uma foto com a imagem do Papa Francisco em tamanho real.


A iniciativa foi um sucesso e só aumentou a expectativa para que o Pontífice atenda a este pedido de milhares e milhares de filhos e filhas do Divino Pai Eterno. A campanha continua e as assinaturas podem ser feitas pelo portalwww.paieterno.com.br e também através da carta mensal enviada pelo Pe. Robson de Oliveira aos associados da Afipe.

A Romaria do Divino Pai Eterno é promovida e organizada pelo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Durante dez dias a Capital da Fé de Goiás recebe romeiros vindos de todas as cidades do Brasil e até do exterior. A pé, de carro, caravana de ônibus, carros de boi, cavalos e mulas, os devotos passam dias na estrada até chegarem à Casa do Pai. A religiosidade e a devoção atraem milhões de pessoas que reconhecem no Pai Eterno a força para seguir em frente.

Fotos: Divulgação