segunda-feira, 29 de agosto de 2016

LUTO: Morre aos 83 anos, Gene Wilder

Morre aos 83 anos, Gene Wilder, conhecido por sucessos como "A fantástica fábrica de chocolate" e "A Dama de Vermelho" 
Como Willy Wonka em A fantástica fábrica de chocolate

O ator Jerome Silberman, conhecido como Gene Wilder, faleceu aos 83 anos, no domingo (28), devido a complicações do mal de Alzheimer, disse sua família à agência de notícias Associated Press nesta segunda-feira (29). Gene era conhecido por filmes como "A fantástica fábrica de chocolate" (1971), "A Dama de Vermelho" (1984) e "Cegos, Surdos e Loucos" (1989).

Um sobrinho do ator, Jordan Walker-Pearlman, disse que ele morreu em sua casa em Stamford, estado de Connecticut, nos EUA.

Segundo Jordan, Gene Wilder foi diagnosticado com Alzheimer há 3 anos, mas escolheu não revelar sua condição ao público. "Ele simplesmente não conseguia aguentar a ideia de um sorriso a menos no mundo", disse o sobrinho em um comunicado à imprensa dos EUA.

Com Kelly LeBrock em "A Dama de Vermelho"

Natural de Milwauke, Gene, cujo nome de batismo era Jerome Silberman, ficou conhecido mundialmente por atuar em diversos filmes do diretor Mel Brooks e em comédias ao lado do humorista Richard Pryor.

Chegou a ser indicado duas vezes ao Oscar, por "Primavera Para Hitler" (1967) e "O Jovem Frankenstein" (1974). Ao Globo de Ouro foi nomeado por "O Expresso de Chicago" (1976) e "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (1971).

No Brasil, o ator chegou ao auge da popularidade ao estrelar a comédia "Cegos, Surdos e Loucos" (1989), vivendo um homem surdo que se envolve em um hilário enredo de crime após empregar um homem cego (Pryor).

Com Richard Pryor, parceiro de vários sucessos

Além de ator, Wilder também era produtor e diretor. Esteve à frente de vários filmes, como a comédia romântica "A Dama de Vermelho" (1984), que venceu um Oscar e um Globo de Ouro de melhor canção original, por "I Just Called to Say I Love You", de Stevie Wonder.

Em 1998, ele chegou a ganhar um Emmy de melhor ator convidado em série de comédia, após participar de "Will & Grace".

Um dos grandes parceiros de Wilder foi o diretor americano Mel Brooks. Juntos, eles trabalharam em filmes como "Banzé no Oeste" e "O Jovem Frankenstein". Wilder também dirigiu cinco longas, incluindo "A dama de vermelho" (1984) e "O maior amante do mundo (1977).

Outro parceiro foi o ator Richard Pryor (1940-2005). Wilder e ele atuaram juntos em "Cegos, Surdos e Loucos" (1989), "Loucos de Dar Nó" (1980) e "O Expresso de Chicago" (1976).

Fonte: G1
Fotos: Divulgação