quinta-feira, 18 de agosto de 2016

RIO 2016: Definidos os quatro semifinalistas do Basquete

Definidos os quatro semifinalistas do Basquete nos Jogos Rio 2016
Paul George encara a marcação de Patricio Garino: EUA venceram com folga 

Estão definidos os semifinalistas do torneio masculino de basquetebol dos Jogos Rio 2016. Austrália, Espanha e Estados Unidos se classificaram com vitórias tranquilas nesta quarta-feira (17), enquanto a Sérvia teve bastante trabalho para garantir vaga.

A Austrália abriu o dia com um triunfo por 90 a 64 sobre a Lituânia, com destaque para o armador australiano Patty Mills, que anotou 24 pontos. O adversário nas semifinais será a Sérvia, que sofreu para conseguir uma vitória por 86 a 83 sobre a Croácia.

Patty Mills foi destaque na vitóri da Austrália 

O confronto entre europeus, que prometia ser dos mais equilibrados das quartas de final, acabou tornando-se uma partida fácil para a Espanha, que fez 92 a 67 na França. O cestinha da partida foi o espanhol Nikola Mirotic, com 23 pontos. Do lado francês, Tony Parker marcou 14 pontos, contra 13 de Nando de Colo.

Depois de um início ruim, com derrotas para Croácia e Brasil, a seleção espanhola embalou e tem destruído seus rivais. Nas duas partidas anteriores, as vítima foram Lituânia (109 a 59) e Argentina (92 a 73). Agora, a Espanha vai enfrentar na sexta-feira (19) os Estados Unidos, com quem duelou nas finais das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos.

Os americanos até levaram um susto nos minutos iniciais de seu jogo nesta quarta, mas deslancharam ainda no primeiro quarto e eliminaram a Argentina com uma tranquila vitória por 105 a 78. Kevin Durant anotou 27 pontos e foi o nome do jogo.
Dia de despedidas

Além de mostrar a força das três seleções classificadas, os jogos das quartas de final marcaram a despedida de ao menos três jogadores emblemáticos. O francês Tony Parker e os argentinos Manu Ginobili e Andreas Nocioni já disseram que não voltam a vestir a camisa de suas seleções.

Manu Ginobili dá adeus à seleção argentina 

Ao anunciar a aposentadoria da seleção, Parker explicou que é hora de se focar exclusivamente no San Antonio Spurs, que ele defende na NBA (a liga profissional dos EUA). "Estou muito orgulhoso do que fizemos pela seleção. Já disse ao Spurs e ao Pop (técnico Gregg Popovich) que este seria meu último verão (com a França). Quero encerrar minha carreira em alto nível, jogar mais cinco temporadas."

Parceiro de Parker no Spurs, Ginobili também poderá se dedicar ao time, pois anunciou que jogará por lá ao menos mais uma temporada. Ao fim da partida, ele contou ter sido homenageado por Mike Krzyzewski, técnico dos EUA, e pelo ala americano Carmelo Anthony. "Foram muito gentis e respeitosos", contou o argentino. "Quando lendas do esporte mostram respeito, tem ainda mais valor. Eles poderiam apenas apertar minha mão, pegar as coisas deles e ir embora, mas vieram me dizer palavras muito gentis."

Fotos: Getty Images/Tom Pennington e Getty Images/Sam Greenwood