domingo, 21 de agosto de 2016

RIO 2016: EUA conquistam oitavo título Olímpico, e Espanha faz festa com a prata no basquetebol feminino

EUA conquistam oitavo título Olímpico, e Espanha faz festa com a prata no basquetebol feminino
Laura Gil, da Espanha, leva toco da norte-americana Tina Charle: oitavo ouro Olímpico já era esperado 

A superioridade dos Estados Unidos no basquete feminino é tão gritante que a Espanha teve toda razão em comemorar a prata como se fosse ouro. As europeias enfrentaram uma equipe muito mais alta e forte, com um banco de reservas tão bom como suas titulares, e só conseguiram equilibrar a partida no primeiro tempo. Depois, o placar foi se esticando em favor daquelas que buscavam seu oitavo título Olímpico, chegando a 101 a 72.

De Los Angeles 1984 para cá, as americanas só não ganharam o ouro em Barcelona 1992, quando o ouro foi para o Time Unificado da ex-União Soviética. Antes, as soviéticas haviam sido campeãs em Montreal 1976 e Moscou 1980.

Na final disputada na Arena Carioca 1, neste sábado (20), os Estados Unidos mostraram que quantidade de jogadoras e uma forte liga profissional não dão chance a outras seleções, que não produzem tanto talento individual e disputam menos jogos durante suas temporadas.

A Espanha tentou ser aplicada taticamente, marcar muito e sair para contrataques em velocidade, mas não aguentou manter esse ritmo contra adversárias maiores fisicamente e que podiam se revezar no banco. As norte-americanas, enquanto isso, mostravam se divertir em quadra, até imitando Usain Bolt na lateral.
Placar muito largo

Na Copa do Mundo da Turquia 2014, a Espanha havia perdido dos Estados Unidos por apenas 13 pontos (77 a 64), mas nestes Jogos Olímpicos a situação foi bem diferente, o que já ficou claro na fase de grupos, quando as norte-americanas fecharam 40 pontos na frente (103 a 63). Na final, a diferença foi de 29...

Ana Torrens, a principal jogadora espanhola, havia dito que as rivais tinham o melhor time, e restava à sua equipe brigar até a última bola. Foi o que fizeram – e comemoraram o máximo que outras seleções poderiam almejar: a prata.

A Sérvia, que derrotou a França pelo bronze, também dançou antes de receber as medalhas no pódio. Foi a primeira participação Olímpica da seleção feminina do país, e ganhar uma medalha foi além do esperado. O jogo foi fechado com 70 a 63.

Foto: Getty Images