domingo, 21 de agosto de 2016

RIO 2016: Soberana, Rússia leva ouro por equipes na ginástica rítmica

Soberana, Rússia leva ouro por equipes na ginástica rítmica

Russas se apresentam com a fita na final geral por equipes 

A segunda colocação na fase classificatória não passou de um susto e a Federação da Rússia subiu ao topo do pódio novamente na competição por equipes da ginástica rítmica. O país comandou a festa na Arena Olímpica do Rio no último dia de disputas dos Jogos Rio 2016.

Com o ouro, seu segundo no Rio 2016 – o primeiro veio na prova individual com Margarita Mamun -, a Federação da Rússia mantém sua soberania absoluta no esporte, que perdura desde Sydney 2000. De lá para cá, somente atletas russas ganharam o ouro na ginástica artística, totalizando dez ouros seguidos – cinco no individual e outros cinco por equipes.

O quinteto russo, formado por Vera Biriukova, Anastasia Bliznyuk, Anastasiia Maksimova, Anastasiia Tatareva e Maria Tolkacheva, teve o maior somatório de notas, com 36.233. A Espanha, que havia superado as russas na fase de classificação, levou a prata com 35.766, mesma pontuação da Bulgária, que ficou com o bronze.

"Mudamos algumas coisas e corrigimos outras na nossa preparação. Trabalhamos muito duro. No último período de preparação. ficávamos no ginásio por oito ou dez horas. Pensamos em cada erro ou imprecisão que poderíamos ter e assim sabíamos o que fazer em cada situação", disse Maksimova.

Fonte: RIO 2016
Foto: Getty Images/Julian Finney