sábado, 27 de agosto de 2016

VIOLÊNCIA: Botão do Pânico reforça segurança a mulheres vítimas em Jaboatão

Botão do Pânico reforça segurança a mulheres vítimas em Jaboatão

No mês em que se comemora os dez anos de criação da lei 11.340, a Lei Maria da Penha, o município do Jaboatão dos Guararapes lançou, nesta sexta-feira (26), no Ponto de Encontro das Comunidades (Pecom), em Prazeres, o Botão do Pânico. O dispositivo será entregue a mulheres com medidas protetivas expedidas pela Justiça, permitindo o acionamento imediato da Patrulha quando a vítima identificar situação de risco. A iniciativa é uma parceria entre o Governo Municipal e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Segundo o prefeito Elias Gomes, o equipamento servirá de apoio a outros projetos desenvolvidos pela gestão na defesa da mulher. “É uma iniciativa de vanguarda. Somos pioneiros no Nordeste na utilização deste equipamento, oferecendo mais segurança e proteção a mulheres vítimas da violência doméstica. O Botão do Pânico chega para se unir às diversas políticas voltadas para a promoção da mulher, equidade de gêneros e o combate a violência, desenvolvidas em nossa cidade. São investimos que certamente servirão de exemplos para outros municípios”, disse.

O Botão do Pânico chega em Jaboatão cinco meses depois da implantação da Patrulha Municipal Maria da Penha (PMMP). A Prefeitura investirá R$ 13 mil com o custo de manutenção mensal. Inicialmente, a gestão está disponibilizando dez aparelhos, numa fase piloto, mas em breve esse número será ampliado para 50. E o contrato com o Instituto de Tecnologia Preventiva (INIP), ganhadora da licitação, permite chegar a 700. 
“Alívio, esperança e segurança. Esses são os sentimentos que este botão me traz. E já senti (a violência doméstica) na pele, sei o que é sofrer nas mãos daquele que havíamos escolhido para ser nosso companheiro. O silêncio pode custar nossa vida. O Botão vem para ajudar, nesse pedido de socorro”, comentou uma das mulheres que receberão o equipamento. Ela está sob medida protetiva, após sofrer agressões daquele que foi seu companheiro por onze anos.

AJUDA IMEDIATA - A secretária executiva da Mulher de Jaboatão, Ana Selma Santos, explicou que o Botão do Pânico facilitará a atuação da PMMP em ações mais emergenciais. Ao acionarem o dispositivo, que tem semelhança com alarmes de automóveis, uma mensagem com o nome da mulher e o seu endereço será sinalizada tanto na central de monitoramento quanto no smartphone da equipe da Patrulha Maria da Penha, o que viabiliza uma investida mais rápida, protegendo a possível vítima.

Participaram da cerimônia representantes do Governo do Estado, Polícia Militar, secretarias municiais da Mulher do Recife e Ipojuca e do Poder Judiciário, entre outros. A diretora do INIP, do Espírito Santo, Rosângela Nielsen, demonstrou o funcionamento do equipamento durante o evento. O instituto detém a tecnologia e foi responsável pela implantação do sistema na capital Vitória, o primeiro município do país a implantar o Botão do Pânico.

Fonte/foto: PMJ
Foto: Valter Andrade / PMJG