Daniel Dias faz história nos Jogos Paralímpicos Rio 2016
Daniel Dias: o atleta mais vencedor da história da natação Paralímpica
Daniel Dias é o atleta mais vitorioso da história da natação Paralímpica. A marca foi atingida neste sábado (17), com as duas medalhas conquistadas no Estádio Aquático Olímpico: ouro nos 100m livres S5, bronze no revezamento 4x100m medley. Com 24 medalhas no currículo, o brasileiro superou o australiano Matthew Cowdrey, até então o recordista.
A 23ª medalha veio com sobras. Daniel começou bem a prova dos 100m livre S5 e deixou os concorrentes para trás desde o início, mostrando que não abriria mão da conquista. Ele registrou o tempo de 1min10s11, contra 1min14s55 de Roy Perkins, dos Estados Unidos. O bronze foi para o britânico Andrew Mullen, com 1min15s93. O brasileiro Clodoaldo Silva ficou em oitavo, com 1min20s80, e assim se despediu dos Jogos Paralímpicos.
O revezamento, que rendeu o 24º pódio a Daniel Dias, foi bem mais complicado e, consequentemente, mais emocionante. O Brasil nadou longe dos líderes até Phelipe Rodrigues cair na piscina. Com um tempo excelente, quase 5 segundos abaixo do segundo nadador mais rápido, ele encurtou a diferença para os concorrentes e conseguiu bater à frente da equipe da Austrália, quarta colocada. Além de Phelipe e Daniel, Ruan de Souza e André Brasil levam o bronze na prova.
Com as duas conquistas deste sábado, Daniel Dias tem agora 14 medalhas de ouro, 7 de prata e 3 de bronze em Jogos Paralímpicos, enquanto Matthew Cowdrey tem 13 de ouro, 7 de prata e 3 de bronze. No Rio 2016, o nadador brasileiro subiu ao pódio 9 vezes: 4 medalhas de ouro, 3 de prata e 2 de bronze.
Teve mais bronze
O Brasil ainda subiu mais uma vez ao pódio na natação neste sábado. Joana Neves ficou em terceiro lugar nos 100m livre femininos classe S5 e, assim, conquistou o bronze. É a terceira medalha da brasileira, que no Rio 2016 já tinha conquistado duas pratas.
Joana fechou a prova em 1min23s21 e viu a medalha de ouro ficar com a chinesa Li Zhang: 1min18s85. Teresa Perales, da Espanha, ganhou a medalha de prata com o tempo de 1min20s47.
Foto: MPIX/CPB/Cezar Loureiro