sexta-feira, 14 de outubro de 2016

LUTO: Morre Orival Pessini, criador do Fofão e Patropi

Morre Orival Pessini, criador do Fofão e Patropi

Morreu na madrugada desta sexta-feira (14) em São Paulo Orival Pessini, criador do Fofão e Patropi. O ator e humorista de 72 anos tinha câncer no baço e estava internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, na Zona Sul da capital. A notícia foi confirmada por Álvaro Gomes, empresário do humorista. O velório acontecerá entre 16h e 18h desta sexta (14), no Cemitério do Morumbi, em São Paulo.. Pessini era divorciado e deixa um filho e três netas.

A notícia foi confirmada no página oficial do personagem Patropi no facebook:


Nascido em Pompeia (SP), na região de Marília, em 1944, Pessini iniciou a carreira no teatro amador e atuando em comerciais famosos como dos produtos “Jarrão da Ki-Suco”, “Campanha da AACD” e “Tigre da Kellogg’s”. Sua estréia na TV foi no infantil “Quem Conta Um Conto” na TV Tupi em 1963. Durante este período, Orival começou a desenvolver uma técnica própria, criando máscaras de látex com movimento. Na década de 70 interpretou os macacos Sócrates e Charles, do Planeta dos Homens (Globo). Em 1988 estréia a personagem Patropi, no programa “Praça Brasil" Rede Bandeirantes, sendo convidado pra atuar em outros programas comoEscolinha do Professor Raimundo (Globo) e A Praça é Nossa (SBT).

Foi no programa Balão Mágico (Globo) que Orival criou os bonecos Fofão e Fofinho, sendo que o primeiro, cuja jardineira foi confeccionada por Ney Galvão, era interpretado por Orival. Fofão fez tanto sucesso que, com o fim do programa global, ganhou seu programa diário TV Fofão (Bandeirantes), no qual apresentava quadros humorísticos e desenhos animados. Também estrelou um filme para o cinema, teve vários produtos licenciados com seu nome e lançou 10 álbuns de estúdio.

Em 2014, Orival atuou sem máscara na série global Amores Roubados como o padre José, contracenando com Patrícia Pillar. Neste mesmo ano sua personagem Fofão desfilou no carnaval sendo homenageado pela escola Rosas de Ouro que trouxe o tema "Inesquecível" relembrado figuras que marcaram a vida de muita gente. A produtora Farofa Studios está produzindo uma série animada com a personagem.

É dele a autoria de personagens como Patropi, Sócrates e Charles (do Planeta dos Homens) e de Fofão, que lançou um DVD com clipes e em 2016 voltou aos palcos.

- Principais Personagens



- Fofão - começou no programa infantil Balão Mágico, que teve exibição pela Globo no início dos anos 80. Depois, esse personagem foi transferido para a Bandeirantes em que ganhou um programa próprio: a TV Fofão; Destaque para o seu bordões: "Bilu-Bidu Alua-Iê pra todo mundo.", "Tavares, Tavares.", "Alô amiguinhos da TV Fofão."



- Patropi - típico hippie, convidado de Praça Brasil e A Praça é Nossa, aluno da Escolinha do Professor Raimundo, da Escolinha do Barulho e da Escolinha do Gugu. Dizia-se um aluno de comunicação na PUC, mas que só dizia frases e palavras para a abertura de canal, assim como todo jogador ou técnico de futebol sempre faz. Havia iniciado o curso universitário e ainda não havia terminado, demorando em vários semestres o término. Alguns de seus bordões são: "Sei lá, entende?!", "Padaqui, padali. Padicá, palilá", "Oh lôco bixo!" e "Sem crise, meu."



Juvenal - personagem fanha que se dizia muito veloz, mas dava a entender que vacilava e sempre era apanhado nas situações mais constrangedoras e embaraçosas. Era também um grande azarado.. Seu bordão mais conhecido era "Ele veio numa ve-lo-ci-dade..."



Ranulpho Pereira - personagem do programa Uma Escolinha Muito Louca. Aposentado revoltado que reclama de tudo quando se lembra da sua aposentadoria. Destaque para o seu bordão: "Se a gente não reclamar, vai ficar do jeitinho que está!"



Sócrates - sempre falava de coisas filosóficas mas de um modo bem ridículo para, obviamente, serem engraçadas. Destaque para seu bordão: “Não precisa explicar; eu só queria entender!". Fez parte do programa humorístico Planeta dos Homens, exibido pela Globo nos anos 70.