sexta-feira, 25 de novembro de 2016

LUTO: Morre o vereador José Luis Rabello

Morre o vereador José Luis Rabello; Câmara Municipal de São Carlos decreta luto oficial
Vereador José Luis Rabello morre aos 57 anos; velório ocorre na Câmara Municipal

O vereador José Luis Rabello (PSDB) faleceu na noite desta sexta-feira (25) no hospital da Unimed aos 57 anos, vítima de falência múltipla de órgãos. Ele estava no segundo mandato na Câmara Municipal, onde atualmente exercia funções de secretário da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento e da Comissão de Meio Ambiente. O velório ocorre na Sala das Sessões do Edifício Euclides da Cunha, sede da Câmara. O corpo será sepultado neste sábado, em horário a ser definido.

Na noite desta sexta-feira, o presidente do Legislativo, vereador Lucão Fernandes (PMDB), lamentou a morte do colega, que causa consternação no parlamento e na comunidade. Ressaltou a lealdade, a correção e o elevado espírito público que marcaram a trajetória de Rabello na política. “São Carlos perde um homem público de grande qualidade, um cidadão honesto, cumpridor de seus deveres e extremamente compromissado com o bem estar da coletividade”.

Com o ex-prefeito Dagonone de Melo na inauguração da Rádio Globo São Carlos

Lucão baixou portaria declarando luto oficial de três dias em respeito à memória do vereador falecido.

José Luis Rabello, casado, pai de uma filha, nasceu São Carlos em 7 de maio de 1959, tendo alcançado destaque na comunidade como construtor ambiental e radialista. 

Na política, ingressou no PMDB e posteriormente transferiu-se para o PSDB pelo qual alcançou a primeira eleição em 2008. Com seu mandato aprovado pela população, foi reeleito em 2012. Na Legislatura 2000-2012 presidiu a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Relações do Trabalho da Câmara Municipal e no atual mandato, além de ocupar a secretaria de duas comissões técnicas também participava de comissões temporárias da Casa. Não foi reeleito em 2016 e há duas semanas em um discurso emocionado durante a sessão plenária afirmou ter procurado atuar como um parlamentar idealista que, apesar das dificuldades, a todo momento buscou realizar ações em prol da população.

Com o jornalista Gerson Edson Toledo Piza

Entre os destaques em sua atuação estiveram o esforço que alcançou resultado para a compra de medicamentos fitoterápicos disponibilizados na Rede Pública de Saúde de São Carlos e a destinação de recursos de emenda parlamentar para viabilizar a oferta de cursos gratuitos à população.

Em fevereiro deste ano ele ficou muito feliz ao participar da cerimônia de entrega de certificado dos 58 profissionais participantes do Curso Introdutório de Plantas Medicinais e Fitoterapia no SUS.

Conhecido como “Zé do Mato”, no período de 1979 a 1982, José Luis Rabello esteve no Mato Grosso prestando serviços para o INCRA em consultoria ambiental, numa área às margens do rio Paraguai que concentra 22 aldeias indígenas em Cáceres, divisa do Brasil com a Bolívia e, de volta a São Carlos, manteve uma floricultura e iniciou atuação no rádio, comandando o programa “Planeta Terra”, pela Jovem Pan/Realidade. Seu último trabalho na rádio foi na Rádio Globo São Carlos, onde apresentava o programa "Planeta Terra" aos sábados.

Com a esposa Rosemeire Silva

Cultivando plantas medicinais, procurou ajudar as pessoas com os conhecimentos na área e foi autor de quatro livros: “Aprendendo com a Mãe Terra”, “Planeta Terra” (dois volumes) e “Plantas Abençoadas”, pela DN Editora;

Na portaria do Legislativo o presidente Lucão afirma que “seu passamento no exercício do mandato parlamentar consterna e enluta a população de São Carlos representada pela Câmara Municipal, que cumpre com pesar o dever de reverenciar a memória de um cidadão exemplar que de nobre maneira exerceu as atribuições que lhe foram confiadas, tendo prestado relevantes serviços a São Carlos”.

Fonte: Câmara Municipal de São Carlos
Fotos: Walter Caparrós Blanco/WCB News