domingo, 11 de dezembro de 2016

AUTOMOBILISMO: Felipe Fraga é o mais jovem campeão da Sotck Car

Felipe Fraga é o mais jovem campeão da Sotck Car

Tocantinense liderou boa parte da corrida final em Interlagos e mesmo fechando em décimo lugar, assegurou a maior conquista de sua carreira e agora é o mais jovem campeão da história da Stock Car

Felipe Fraga é o mais jovem campeão da história da Stock Car com 21 anos após uma temporada repleta de conquistas com 5 vitórias, 8 pódios e 4 poles. Na última etapa do ano, realizada neste domingo em Interlagos, o piloto da Cimed Racing largou na pole, liderou boa parte da corrida, mas preferiu adotar cautela e realizou um um pit stop quando começou a chover mais forte na pista.

Com isso, fechou a prova no top-10, o suficiente para se sagrar campeão independentemente do resultado do experiente Rubens Barrichello, o único com chances matemáticas. Foi o segundo título por equipes do time, que venceu com Marcos Gomes em 2015, e também o segundo por equipes, fazendo da Cimed Racing bicampeã da Stock Car.

"O carro estava perfeito no começo, até pude administrar um pouco a prova ao ver o (Rubens) Barrichello em quinto lugar e depois caindo um pouco mais. A chuva complicou um pouco, mas o mais importante foi cruzar a linha de chegada entre os 12, resultado que me garantia o título sem precisar pensar no resultado dele (Barrichello). A Cimed Racing está de parabéns, a ficha ainda não caiu, mas agora vou comemorar bastante com a minha família, amigos e patrocinadores", diz Fraga, que terminou o ano com 309 pontos.

Felipe Fraga ostenta outros diversos recordes na categoria. É o mais jovem vencedor, o mais jovem a ganhar a Corrida do Milhão, triunfo conquistado neste ano na própria pista de Interlagos, e ainda tem nove troféus de melhor ultrapassagem, número nunca alcançado por outro piloto.

Campeão da temporada 2015 e vencedor de duas provas em 2016, Marcos Gomes parabenizou seu companheiro de equipe e acredita que o título está em ótimas mãos. "O (Felipe) Fraga foi muito merecedor dessa conquista. Ele trabalhou muito durante o ano e mostrou uma grande evolução na pista com vitórias e sendo constante em pódios. Fico feliz de fazer parte de um time bicampeão como a Cimed Racing e em 2017 com certeza teremos um grande time de campeões no time", diz Marquinhos, que chegou em 15º na prova de hoje e fechou a temporada em quinto lugar na classificação geral.

Wiliam Lube, chefe de equipe da Cimed Racing, ficou bastante emocionado na comemoração do bicampeonato. "O nosso time é bastante unido e todos do box estão de parabéns por mais essa conquista. A corrida de hoje foi bastante difícil, mas hoje a nossa regularidade de todas as outras etapas do ano foi premiada", diz Lube, que passa a comandar quatro carros na Stock Car a partir de 2017, incluindo três campeões: Marcos Gomes, Cacá Bueno e Felipe Fraga.

Nascido em Jacundá (PA) mas tocantinense desde os três anos de idade, Felipe Fraga começou sua carreira em 2001, aos seis, quando disputou três provas do Campeonato Brasiliense de Kart, todas na categoria Mirim. Seu primeiro título veio justamente no ano seguinte, na mesma competição. Sempre arrojado, Fraga se destacou no kartismo e se tornou pentacampeão brasileiro de kart ao conquistar os títulos consecutivos de 2005 até 2009.

Em 2012, decidiu tentar a carreira na Europa na Fórmula Renault Alps 2.0, mas logo voltou para o Brasil em 2013, ano em que se tornou campeão no Brasileiro de Turismo, principal categoria de acesso à Stock Car.

A estreia na principal categoria do Brasil veio em 2014, em Interlagos, com vitória na Corrida de Duplas, na equipe Vogel. Após se destacar no seu primeiro ano, Fraga se transferiu para a Cimed Racing em 2015 e foi campeão por equipes na parceria com Marcos Gomes.

Em 2016, Fraga fez sua melhor temporada da carreira e se tornou o piloto mais jovem a vencer a Corrida do Milhão, além de ter vencido também em Londrina, Curitiba, Curvelo e Santa Cruz do Sul. Foram 309 pontos conquistados no ano.

Mesmo com apenas três temporadas completas na Stock Car, Fraga já acumula 63 GPs, 8 vitórias, 5 poles e 14 pódios na história da competição. Para 2017, o piloto da Cimed Racing já renovou com sua equipe atual.

Foto: Duda Bairros/Vicar