segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

RELIGIÃO: Imagem de Nossa Senhora de Fátima será enviada ao Iraque

Imagem de Nossa Senhora de Fátima será enviada ao Iraque

O patriarca de Lisboa, Cardeal Manuel Clemente, presidiu no último domingo (19) a Missa que reuniu milhares de pessoas no Hipódromo de Cascais, em Portugal, durante a qual foi abençoada uma imagem de Nossa Senhora de Fátima que vai ser enviada para o Iraque.

Para Dom Manuel Clemente, esta celebração representou ‘um sinal de unidade’ dos cristãos portugueses para com os cristãos perseguidos no Iraque.

“Participemos nesta ação sagrada recordando e rezando por todos os nossos irmãos perseguidos, particularmente os do Iraque, para onde esta imagem será enviada, juntamente com os terços e dezenas que as nossas crianças fizeram”, disse o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, numa intervenção citada pela fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

Antes do início da cerimónia, o patriarca de Lisboa sublinhou a importância do envio da imagem de Nossa Senhora de Fátima para o Iraque, “pois Maria é Mãe da Igreja tanto em Cascais como em Erbil. Por isso, a imagem de Nossa Senhora representa que a Igreja está onde está Maria e Maria está onde é preciso”, acrescentou.

A Diocese de Erbil acolheu milhares de cristãos que foram forçados a fugir das suas casas na ofensiva jihadista no Iraque, em agosto de 2014.

O envolvimento da Paróquia de Cascais com a diocese liga-se a uma campanha da Fundação AIS em favor da Clínica de São José, situada nesta cidade do Curdistão Iraquiano.

“Esta clínica permite o auxílio a cerca de 2800 pessoas que tiveram de fugir da Planície de Nínive nesse fatídico verão de 2014”, assinala a fundação pontifícia em comunicado.

Os donativos recolhidos durante a missa vão somar-se ao montante que vai ser entregue pela AIS em apoio à Clínica de São José, campanha que mereceu, em 2016, um contributo pessoal do Papa Francisco.

Para Dom Manuel Clemente, a adesão da Vigararia de Cascais à campanha da Fundação AIS em favor da Clínica de São José em Erbil é sinal da vitalidade e da solidariedade da própria Igreja.

“Igreja é isto: estarmos todos em torno de Jesus Cristo e onde Jesus Cristo nos solicita, que é a necessidade dos irmãos. E isso é o mais conveniente e oportuno que pode ser”, realçou.

Entre as pessoas que participaram na missa no Hipódromo de Cascais esteve o presidente da República Portuguesa.

“Achei muito impressionante pelo número de fiéis, muita juventude. A presença de Dom Manuel Clemente deu um significado especial. A bênção da imagem e dos terços são um testemunho de solidariedade relativamente aos católicos do Iraque perseguidos, além do contributo para a clínica, o que quer dizer que houve contributo material e espiritual para os irmãos iraquianos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa à Rádio Renascença.

Fonte: A12
Foto: AIS