terça-feira, 23 de maio de 2023

5ª Edição do Dia Municipal do Brincar será realizado no próximo sábado, dia 27, na Fesc Vila Nery

5ª Edição do Dia Municipal do Brincar será realizado no próximo sábado, dia 27, na Fesc Vila Nery

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação e com o apoio de diversas secretarias e do Fundo Social de Solidariedade, realizará, no próximo sábado (27/05), a 5ª Edição do Dia Municipal do Brincar. O evento acontece na FESC Vila Nery, das 9h às 13h, com uma programação repleta de brincadeiras, ações e espetáculos, além de cuidados com a saúde e o bem-estar.

Instituído pela Lei Municipal nº 18.098/2017, de autoria do atual presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral, o Dia Municipal do Brincar sustenta o ato de brincar como um dos direitos de aprendizagem que deve estar presente em todas as idades. De acordo com a organização, a expectativa na atual edição é pela manutenção de 5 mil pessoas participando da festividade, que faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município.

Neste ano, o movimento Aliança pela Infância, que inspira ações sobre o brincar em todo o território nacional e na América Latina, estabeleceu para o Dia Mundial do Brincar 2023 o tema “A Natureza no Brincar”, e questiona: “Afinal, de onde vem o brincar? Como nasce o brincar? Com esse tema, queremos colocar a criança no centro das discussões socioambientais e ressaltar a essência da infância nos atos cotidianos da criança”. O objetivo é estimular todos a olharem para a natureza do brincar, como sua substância e sua essência.

Em São Carlos, as atividades do Dia Municipal do Brincar terão início às 9h com as apresentações musicais das bandas da APAE, dos Doces Flautistas e da EMEB Angelina Dagnone de Melo, da fanfarra e grupo de dança Nave Sal da Terra e a apresentação de ballet do CeMEAR. Na sequência, haverá a aula de dança com a professora Aline, da Multi Esporte, e a contação de histórias pelo Grupo Cundê e doação de livros pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBISC), tal qual oficinas interativas como brincadeiras e jogos, artesanato, pintura facial e em família, pintura guache, bolha de sabão gigante, Slackline, jogos de tabuleiro, fotografia e capucheta, entre outras atrações organizadas pela Companhia TPK, pela Trupe No Clima do Riso e pelos grupos Kombalada e Yoyo pelo Brasil.

No plano da cidadania, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito fará a montagem de uma minicidade para interação com as crianças e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável distribuirá sementes de pinhão que originam a araucária, árvore-símbolo da cidade. O SAAE terá um corredor que simula um manancial repleto de resíduos e lixos e outro corredor simulando um manancial limpo, enquanto a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda promoverá um plantão da Casa do Trabalhador e do Banco do Povo.

Durante todo o evento, a criançada também poderá se divertir com brinquedos infláveis – como cama elástica, escorregador, futebol de sabão, centopeia, castelinho e tobogã – e, assim como seus familiares, acompanhar espetáculos circenses e teatrais. Haverá distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce na parte interna da FESC e, na parte externa, estandes da Economia Solidária comercializarão outros itens alimentícios.

Segundo a chefe da Seção de Projetos Especiais, Juliana Tessarin, a programação do Dia do Brincar também terá atrações inéditas neste ano. “Serão 18 oficinas interativas feitas com o apoio de professores da rede municipal de ensino, que participaram de um treinamento informativo na última segunda-feira (22/05) sobre a importância do brincar enquanto direito de aprendizagem. Pela primeira vez, o evento será realizado na FESC e em um sábado letivo e, nesta edição, trabalharemos também a questão da sustentabilidade, com a entrega e plantio de mudas”, disse Juliana.

O Dia do Brincar também já tem a participação confirmada de órgãos como Tiro de Guerra, Escoteiros, Espaço Salesianos “Dom Luciano Mendes de Almeida” e o apoio de diversas secretarias municipais.