domingo, 21 de maio de 2023

Seleção estreia contra Itália pela Copa do Mundo Sub-20 de Futebol

Seleção estreia contra Itália pela Copa do Mundo Sub-20 de Futebol

Será contra a Itália o início da caminhada da Seleção Brasileira pelo título da Copa do Mundo Sub-20. O primeiro jogo da equipe canarinho está marcado para este domingo, às 18 horas, no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza, na Argentina. O confronto é válido pela primeira rodada do grupo D, que ainda conta com República Dominicana e Nigéria.

Foram 21 atletas convocados, com 15 remanescentes do título invicto do Sul-Americano Sub-20 na Colômbia. O Mundial Sub-20 conta com seis grupos de quatro equipes. Os dois primeiros de cada chave avançam para as oitavas de final junto com os quatro melhores terceiros colocados.

Com cinco títulos, o Brasil é o segundo maior vencedor da Copa do Mundo Sub-20. A última conquista foi em 2011, time formado por Philippe Coutinho, Casemiro, Oscar, Danilo, Dudu e outros.

Porém, apesar do histórico vitorioso, o Brasil ficou fora das duas últimas edições do Mundial Sub-20 em 2017 e 2019. A mais recente participação foi em 2015, quando foi vice-campeão.

Será o segundo Mundial Sub-20 disputado pelo técnico Ramon Menezes. Em 1991, como atleta, ele foi vice-campeão do torneio em uma equipe que contava com Roberto Carlos, Paulo Nunes, Sérgio Manoel, Djair e outros jogadores que se destacaram no futebol anos depois.

Contratado pela Seleção Brasileira em março de 2022, Ramon Menezes tem 20 jogos no comando da equipe Sub-20. São 14 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, com 46 gols marcados e 16 gols sofridos.

Após o jogo contra a Itália, o Brasil volta a campo na quarta-feira para enfrentar a República Dominicana. A última partida da fase de grupos está marcada para o sábado, dia 27, contra a Nigéria, às 15 horas.

Foto: Lesley Ribeiro/CBF