sábado, 17 de junho de 2023

Brasil vence Guiné em jogo marcado por campanha antirracista

Brasil vence Guiné em jogo marcado por campanha antirracista

Com racismo não tem jogo. Foi com essa mensagem que o Brasil venceu Guiné por 4 a 1 neste sábado, no RCDE Stadium, em Barcelona, na Espanha. Pela primeira vez em 109 anos de história, a Seleção Brasileira jogou uma partida com um uniforme todo preto. A ação faz parte da campanha da CBF, com o apoio da FIFA, pelo fim do racismo no futebol e na sociedade.

Os gols da partida foram de Joelinton, Rodrygo, Eder Militão e Vinicius Jr pelo Brasil. Para Guiné, Guirassy marcou. A emblemática camisa 10 da Seleção Brasileira foi usada por Vinicius Junior. Jamais o atacante havia vestido o tradicional número eternizado pelo Rei Pelé.

COM RACISMO NÃO TEM JOGO

Antes de a partida começar, os jogadores sentaram e se ajoelharam no gramado do estádio do Espanyol e respeitaram um minuto de silêncio junto com a torcida local em outra alusão ao racismo. Durante a semana, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, visitou a delegação brasileira e declarou apoio à campanha “Com racismo não tem jogo”.

Com a camisa preta, o Brasil atuou por 45 minutos. No segundo tempo, a amarelinha voltou a ser usada pelos jogadores, com a marca da campanha “com racismo não tem jogo” no centro dos uniformes brasileiros.

GOLS

O primeiro gol brasileiro saiu aos 26 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio, Richarlison brigou pela bola, que desviou em Casemiro e sobrou para Joelinton fazer 1 a 0. Foi a estreia do jogador do Newcastle.

O gol de Joelinton foi o primeiro dele na história da Seleção. Revelado pelo Sport, o meio-campista estreou com a amarelinha neste sábado. Ainda no primeiro tempo, aos 28 minutos, Rodrygo entrou na área e chutou com estilo para fazer 2 a 0. Aos 35, Guirassy fez 2 a 1.

No início do segundo tempo, aos 3 minutos, Lucas Paquetá cobrou falta na área e viu Eder Militão aproveitar de cabeça para fazer 3 a 1. Nos minutos finais da partida, foi a vez de Vini Junior. O camisa 10 do Brasil bateu pênalti e fechou a goleada brasileira.

PRÓXIMO JOGO

O próximo jogo da Seleção Brasileira está marcado para terça-feira. Será contra Senegal, em Lisboa, em Portugal.

Foto: Joilson Marconne/CBF