segunda-feira, 5 de junho de 2023

Escritora Ana Cristina Braga Martes participa da programação dos 10 anos do grupo de literatura da Fesc/UATI

Escritora Ana Cristina Braga Martes participa da programação dos 10 anos do grupo de literatura da Fesc/UATI

A escritora Ana Cristina Braga Martes, autora do livro “A origem da Água” esteve na última semana participando de um encontro com o Grupo de Literatura da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), coordenado pelos professores Adilson Marques e Lígia Fontana.

Durante o encontro a autora abordou o processo criativo na escrita do livro e relatou sua história de vida, desde sua juventude em São Carlos, os tempos de faculdade e acontecimentos recentes. O bate papo faz parte da programação especial dos 10 anos de atividades do Grupo, criado em 2013. As atividades estão sendo realizadas na FESC 1, na Vila Nery, como na FESC 2, na Vila Prado.

Neste mês na FESC 1, diferentes escritores residentes em São Carlos estarão expondo seus processos criativos e livros escritos. No dia (07/06), quarta-feira, das 8h às 10h, a pedagoga e escritora Rosemeire Trebi Curilla, que também é aluna matriculada na UATI e é a atual vice-presidente da Academia Literária de São Carlos será a convidada para expor seus processos criativos e obras.

Já no campus da FESC 2, na Vila Prado, os alunos da UATI reiniciaram o projeto Cultura e Memória da Vila Prado, realizado entre os anos de 2009 e 2017. O retorno em 2023 foi justamente para comemorar os 130 anos do bairro.

Toda semana, o Grupo de Literatura da UATI convida a comunidade para participar de uma roda de conversa com um morador, ilustre ou não, para apresentar suas lembranças pessoais.

A convidada da próxima roda de conversa é a senhora Cida Brito, que no final da década de 1940 foi camareira do casarão onde moravam a família Narvaiz e Munhoz, donos das indústrias Apolo. Antônio Munhoz foi um dos grandes pianistas que já viveu em São Carlos, sendo ele quem apresentou Mário de Andrade para o grande compositor Camargo Guarnieri.

Tanto dona Cida, como a sua mãe, trabalharam naquele que é um dos prédios mais icônicos da Vila Prado, hoje abandonado e quase destruído pela ação do tempo e de vândalos, mas que já foi palco de muitas histórias e emoções.

“As atividades do Grupo de Literatura da UATI são abertas à comunidade e visa dar visibilidade a cultura e a memória são-carlense”, disse o diretor presidente da FESC Eduardo Cotrim.

Confira a programação:

- Dia 5 de Junho, das 15h às 17 h - na FESC Vila Prado - Roda de conversa com a dona Cida Brito, moradora da Vila Prado e ex-camameira no casarão da Rua Larga;

- Dia 07 de Junho, das 8h às 10 h - na FESC Vila Nery. Roda de conversa com Rosemeire Trebi Curilla, pedagoga, escritora e vice-presidente da Academia Literária de São Carlos.