sexta-feira, 23 de junho de 2023

Prefeitura de São Carlos fará 1,2 mil avaliações cirúrgicas de catarata na Santa Casa

Prefeitura de São Carlos fará 1,2 mil avaliações cirúrgicas de catarata na Santa Casa

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou um mutirão de avaliações para cirurgias oftalmológicas de catarata e que irá contemplar cerca de 1,2 mil pessoas nos próximos meses. Os procedimentos acontecerão via convênio com a Santa Casa de Misericórdia.

Na primeira etapa, todas as pessoas passarão por consulta com o médico cirurgião, que avaliará cada caso e encaminhará para a cirurgia ou para a realização de exames pré-cirúrgicos visando complementar o diagnóstico para que, enfim, o munícipe possa ser operado.

Depois, a partir da primeira semana de julho, o cronograma prevê que as cirurgias comecem a acontecer. De acordo com levantamento da pasta, os 1,2 mil procedimentos possibilitarão que a atual fila de espera seja zerada.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Jôra Porfírio, serão 665 avaliações pré-cirúrgicas ocorrendo apenas entre os meses de junho e julho. “Agendamos 270 pacientes para o mês de junho e, para julho, já foram disponibilizadas mais 395 vagas que estão sendo agendadas diariamente. Nossa fila conta com 1080 pacientes à espera da cirurgia de catarata em São Carlos, portanto, neste ritmo, esperamos zerar esta fila nos próximos meses”, comenta a secretária.

É importante lembrar que os pacientes cadastrados e que aguardam pela realização da cirurgia de catarata e trocaram o número de telefone recentemente devem informar à Secretaria Municipal de Saúde o novo contato. O aviso pode ser feito presencialmente na sede da própria Secretaria, localizada na Avenida São Carlos, 991, no centro ou pelo telefone 3362-1350.