segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Aracy Balabanian morre no Rio aos 83 anos

Aracy Balabanian morre no Rio aos 83 anos

A atriz Aracy Balabanian, a icônica Dona Armênia de "Rainha da Sucata" e a impagável Cassandra de "Sai de Baixo", morreu na manhã desta segunda-feira (7), aos 83 anos.

Segundo a TV Globo, Aracy foi diagnosticada com câncer de pulmão em dezembro de 2022. A atriz estreou na emissora em 1972, na novela "Primeiro Amor". No ano seguinte, Gabriela, do infantil "Vila Sésamo", foi a personagem que a fez despontar na carreira.

Filha de imigrantes armênios, ela nasceu em 22 de fevereiro de 1940 em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

Em 1990, conquistou o país com a Dona Armênia, de “Rainha da Sucata”, mãe controladora de três filhos. Ela emprestou o sotaque e alguns costumes armênios da família à trama. O personagem fez tanto sucesso que voltou em “Deus nos Acuda”, de 1992.

“Minha mãe era uma mulher toda aplicada, mas nós tínhamos uma vizinha que falava muito alto, que se metia na vida de todo mundo. Então, eu fiz um pouco assim. Foi uma loucura o sucesso da personagem”, disse. O bordão “na chon!” é lembrado até hoje.

A atriz interpretou a manipuladora Filomena em “A Próxima Vítima”, de 1995. O papel lhe deu o prêmio de Melhor Atriz da Associação Paulista de Críticos de Arte.

A consagração veio também com Cassandra, em “Sai de Baixo”, de 1996. Ela vivia uma socialite decadente.

“Eu me vi fazendo uma coisa que é o sonho de todo ator: teatro e televisão, ao mesmo tempo. Só que era um espetáculo ensaiado em uma tarde”, contou Aracy ao Memória Globo.

O programa, exibido no domingo à noite, era gravado em um teatro com plateia e incorporava risos e improvisos do elenco.

'Sai de Baixo' também era estrelado por Luis Gustavo, Miguel Falabella, Marisa Orth, Cláudia Gimenez e Tom Cavalcante, e teve seis temporadas.

A atriz também participou das novelas 'Da Cor do Pecado' (2004), na qual foi a governanta Germana; e 'Passione' (2010), como Gemma, irmã mais velha do protagonista Totó (Tony Ramos).

Aracy Balabanian não era vista em um projeto inédito desde 2019, quando participou do especial de fim de ano da TV Globo A Magia Acontece. No ano anterior, ela fez uma aparição em Malhação: Vidas Brasileiras.

No dia 19 de julho, estreou no GloboPlay a novela Locomotivas, de 1977, da qual a atriz foi uma das protagonistas. A última entrevista da artista aconteceu há quase um ano, durante o programa Conversa com Bial.