segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Restaurante Popular do Santa Felícia é inaugurado em São Carlos

Restaurante Popular do Santa Felícia é inaugurado em São Carlos

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), inaugurou nesta segunda-feira (07/08), no bairro Santa Felícia, mais uma unidade do Restaurante Popular.

A quarta unidade funciona no mesmo prédio de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Santa Felícia, localizado na rua José Quatrochi, Nº 40. Ao todo serão servidas 500 marmitas por dia a população do Santa Angelina, Jardim Ipanema, Jardim São Carlos e demais bairros do grande Santa Felícia.

O restaurante é aberto ao público, porém o objetivo é oferecer refeições saudáveis e de alta qualidade a um custo acessível à população em vulnerabilidade social.

A refeição custa R$ 1,00 para a população, mesmo valor cobrado nas outras três unidades. Crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência não pagam. O horário também segue as demais unidades, no caso da Unidade do Santa Felícia onde será servido almoço, a retirada das marmitas será das 11h30 às 13h, de segunda a sexta-feira.

Paraná Filho, secretário de Agricultura e Abastecimento, esclarece que todas as refeições servidas são preparadas na cozinha industrial que fica na sede da sua pasta. “Preparamos as refeições diariamente, com orientação nutricional, seguindo todas as normas sanitárias vigentes. Com a abertura dessa nova unidade passamos a preparar 2 mil refeições por dia, todas balanceadas e nutritivas, lembrando que nas datas comemorativas sempre são elaborados cardápios especiais”, disse o secretário, lembrando que inicialmente essa unidade foi instalado junto ao CRAS, mas a intenção é futuramente mudar para um prédio maior, para que as pessoas possam se alimentar de forma presencial.

Para o secretário Netto Donato, que na inauguração da nova unidade representou o prefeito Airton Garcia, o serviço é importantíssimo para atender as famílias em vulnerabilidade social. “Essa nova unidade do Restaurante Popular é de grande valia para essa região da cidade. A gestão do prefeito Airton Garcia é sensível e comprometida em garantir a segurança alimentar da população mais fragilizada”, destacou Netto.

Para a aposentada Maria Santana poder pagar só um real para almoçar vai ajudar muita gente. "As crianças pequenas não pagam e o restante da família só um real, desse jeito a Prefeitura vai ajudar muitas famílias, inclusive a minha".

O pedreiro Jair José Bernardi, morador da região do Santa Felícia, disse que o Restaurante vai facilitar sua vida. "Nem preciso preparar marmita em casa, muitas vezes só com o básico mesmo, agora 11h passo aqui e já pego um almoço completo".

O custo de manutenção dos restaurantes populares ultrapassa R$ 5 milhões anuais. Além da aquisição dos produtos alimentícios, entram nos custos os aluguéis, contas de água e luz, manutenção de maquinários e a contratação da empresa terceirizada que fornece a mão de obra.

São Carlos conta com outros três restaurantes populares já em funcionamento: Unidade do São Carlos VIII (Rua José Nazari, esquina com a Rua Capitão Luiz Brandão), onde é servido almoço das 11h30 às 13h; unidade do Antenor Garcia (Rua Jaime Bruno, nº 55), com jantar das 18h às 19h30 e unidade do Cidade Aracy (Avenida Vicente Laurito, nº 68) que também serve jantar das 18h às 19h30.

Também participaram da inauguração da quarta unidade do Restaurante Popular os vereadores André Rabello, Bruno Zancheta,

Sérgio Rocha, Malabim e Dé Alvim que na ocasião representou o presidente da Câmara Municipal, Marquinho Amaral, o vice-prefeito Edson Ferraz e os secretários municipais de Cidadania e Assistência Social, Rodrigo Hernane, de Transporte e Trânsito, Cesinha Maragno, de Infância e Juventude, Ana Paula Vaz, de Segurança Pública, Samir Gardini, de Administração Regional, Walcinyr Bragatto e de Esportes e Cultura, Anderson Ferrares, o assessor de gabinete, Rafael Almeida e o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki.