quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Segunda edição do Dia do Folclore acontecerá no próximo sábado na Fesc São Carlos

Segunda edição do Dia do Folclore acontecerá no próximo sábado na Fesc São Carlos

Com o objetivo de celebrar a riqueza da cultura popular, suas histórias, personagens, ritmos e brincadeiras, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza no próximo sábado (26/08), das 9h às 13h, na FESC (antigo Campo do Rui), localizada na rua São Sebastião, 2.828, na Vila Nery, a segunda edição do Dia do Folclore.

O evento terá atividades da cultura popular através 20 oficinas realizadas pela rede com 600 profissionais trabalhando. Na área externa, as barracas da Economia Solidária estarão atendendo ao público.

Entre as atividades serão ofertadas oficinas de confecção de pipas, chincha, peteca, de chás, brinquedos e brincadeiras tradicionais, brincadeiras de roda, contação de causos/cordel, danças da cultura popular (samba de roda, de gafieira, maracatu e forró), pintura corporal e arte gráfica dos povos indígenas, artesanato, rabo de gato, amarelinha africana, exposição de Quadro String art (linhas e pregos); músicas folclóricas, corrida do saco, apresentação da banda da APAE e do espetáculo Bumba meu Boi.

A 2ª edição do Dia Municipal do Folclore segue os princípios do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular vinculado ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), reconhecendo o folclore como sinônimo de movimento e troca, reconhecendo-o como um saber científico.

O evento tem como parceiros o Tiro de Guerra, CDCC, FESC, Fundação Pró-Memória e o importante apoio das secretarias municipais de Serviços Públicos, Transporte e Trânsito e da Guarda Municipal para garantir a segurança e fluxo de trânsito.

O Dia Municipal do Folclore foi instituído no calendário oficial do município pela Lei Municipal nº 20.832/2022, de autoria do vereador Robertinho Mori. O objetivo do evento é valorizar as manifestações próprias da Cultura Popular Brasileira, reconhecer e festejar a riqueza do folclore brasileiro com suas lendas, mitos, brinquedos e brincadeiras.