sábado, 16 de setembro de 2023

Brasil estreia no Pré-Olímpico com vitória sobre a Argentina

Brasil estreia no Pré-Olímpico com vitória sobre a Argentina

A seleção feminina começou com vitória a campanha no Pré-Olímpico, em Tóquio, no Japão. Neste sábado (16.09), o Brasil venceu a Argentina por 3 sets a 0 (25/17, 25/20 e 25/22). A oposta Kisy foi a maior pontuadora do confronto, com 16 pontos. A distribuição da levantadora Roberta foi eficiente e outras três jogadoras chegaram aos dois dígitos, a ponteira Gabi, com 12, e as centrais Carol e Thaisa, com 11. As brasileiras voltam à quadra às 4h (horário de Brasília) deste domingo (17.09) contra o Peru, com transmissão ao vivo do sportv 2.

Kisy, oposta, marcou 16 pontos (15 de ataque e um de bloqueio) – “Brasil e Argentina são dois times que se conhecem bem. Jogamos contra elas no Sul-Americano e sabíamos que não seria uma partida fácil. Conseguimos sair de momentos difíceis, mas temos que melhorar a nossa consistência, principalmente no final do jogo. Agora é descasar e já pensar no jogo contra o Peru”.

Carol, central, fez 11 pontos (seis de ataque e cinco de bloqueio) – “Tivemos alguns momentos de ansiedade o que é normal para o primeiro jogo. Conseguimos sacar bem e tiramos um pouco o ataque das centrais da Argentina. Também ajustamos bem o bloqueio das extremidades, o que temos treinado. A vitória em sets diretos foi importante para a construção do que almejamos no Pré-Olímpico".

Roberta, levantadora - “Estrear com vitória é sempre muito bom. Nesse campeonato de tiro curto, tudo é muito importante, sets, pontos, tudo conta para a classificação final. Foi um bom começo. Tivemos alguns erros de comunicação, algumas bolas bobas caíram, mas foram erros pequenos e temos tempo para ajustar. Estou feliz pela vitória em três sets e agora vamos virar a chave para o próximo adversário”.

José Roberto Guimarães, treinador do Brasil – “Tivemos altos e baixos na partida. Fizemos um bom primeiro set e fomos bem em boa parte da segunda parcial, depois demos uma caída. Nos próximos jogos é importante mantermos o ritmo do primeiro set até o final. Quando abaixamos a agressividade acontecem erros e não podemos correr riscos, temos que estar focados o tempo todo. Amanhã vamos enfrentar o Peru e temos que seguir se preocupando com o nosso time. Hoje tivemos um saque agressivo no primeiro e segundo sets, mas temos que manter isso até o final do jogo”.

No Pré-Olímpico, o Brasil está no grupo B ao lado de Argentina, Peru, Bulgária, Porto Rico, Turquia, Bélgica e Japão. As equipes jogam entre si e as duas mais bem classificadas garantem um lugar nos Jogos de Tóquio.

O Brasil jogou com Roberta, Kisy, Gabi, Julia Bergmann, Thaisa e Carol. Líbero: Nyeme. Entraram: Naiane, Rosamaria, Pri Daroit e Maiara Basso

Pré-Olímpico feminino

16.09 (sábado) – Brasil 3 x 0 Argentina (25/17, 25/20 e 25/22)
17.09 (domingo) – Brasil x Peru às 4h (horário de Brasília) - sportv 2
19.09 (terça-feira) – Brasil x Bulgária às 4h (horário de Brasília) - sportv 2
20.09 (quarta-feira) – Brasil x Porto Rico às 4h (horário de Brasília) – sportv 2
22.09 (sexta-feira) – Brasil x Turquia às 4h (horário de Brasília) – sportv 2
23.09 (sábado) – Brasil x Bélgica às 4h (horário de Brasília) – TV Globo e sportv 2
24.09 (domingo) – Brasil x Japão às 7h25 (horário de Brasília) – sportv 2

Foto: Divulgação/FIVB