segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Tataraneto do Conde do Pinhal, Augusto de Arruda Botelho, recebe título de Cidadão Honorário de São Carlos

Tataraneto do Conde do Pinhal, Augusto de Arruda Botelho, recebe título de Cidadão Honorário de São Carlos

A Câmara Municipal de São Carlos realizou nesta quinta-feira (21/09), uma sessão solene para a entrega do título de Cidadão Honorário de São Carlos ao Secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho, descendente da família que teve relação direta com a formação da cidade de São Carlos, sendo tataraneto do Conde do Pinhal.

Augusto de Arruda Botelho, nasceu em São Paulo, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Paulista (UNIP) em 2002. É mestre em Direito Penal Econômico pela Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e também especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra e Universidade de Salamanca.

É considerado um dos maiores advogados criminalista do pais, conselheiro da organização Human Rights Watch e um dos fundadores do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e do Projeto Aliança, que tem como objetivo defender de forma gratuita vitimas de violações de direitos fundamentais e de liberdades individuais no Brasil. Escritor, lançou seu primeiro livro, intitulado “Iguais Perante a Lei” e foi anunciado como Secretário Nacional de Justiça no governo Lula em dezembro de 2022 e empossado pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em janeiro de 2023.

Antes de receber o titulo de Cidadão Honorário de São Carlos, Dr. Augusto foi recepcionado pelo secretário municipal de Governo, Netto Donato, demais secretários e vereadores de São Carlos no Paço Municipal, onde pode assistir à apresentação do Grupo Musical da UATI (Universidade Aberta da Terceira Idade), na ocasião recebeu também uma placa em homenagem entregue pelo secretário Netto Donato, o vereador Tiago Parelli e pelo presidente da Câmara Municipal, Marquinho Amaral. Também recebeu outra placa das mãos do presidente da FESC (Fundação Educacional de São Carlos), Eduardo Cotrim.

Dr. Augusto disse que ficou muito emocionado pela homenagem. “Não poderia ser de uma cidade que eu tenho mais laços, mais carinho, mais história que São Carlos, então é uma noite muito emocionante para mim, estou muito honrado e emocionado realmente com esse título”.
A concessão do título foi de autoria do vereador Tiago Parelli, com aprovação unânime do plenário.

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Carlos