quarta-feira, 25 de outubro de 2023

PAN SANTIAGO 2023: De forma heroica, Brasil conquista ouro e bronze por equipes no taekwondo

 De forma heroica, Brasil conquista ouro e bronze por equipes no taekwondo em Santiago

Uma noite incrível para o taekwondo brasileiro nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Nesta terça-feira (24), o time masculino, formado por Edival Pontes, Paulo Ricardo e Maicon Andrade, conquistou uma medalha de ouro inédita, ao vencer o Chile por 48 a 16. As mulheres ficaram com o bronze depois de uma campanha para lá de positiva, em que superaram uma lesão no time para garantir o pódio.

Depois de uma virada emocionante sobre Cuba na semifinal, com triunfo por 76 a 60, a equipe masculina foi imponente diante da torcida barulhenta que compareceu ao Centro de Deportes de Contacto. Esta é a primeira vez que a competição por equipes é realizada em Jogos Pan-americanos.

"Foi emocionante. É a primeira vez que lutamos por equipes e foi mágico", resumiu Edival, conhecido como Netinho. "Nossa equipe estava entrosada. Mandamos muito bem", celebrou Maicon, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Composto por Caroline Gomes, que lutou com dores, Maria Clara Pacheco e Sandy Macedo, o grupo feminino brasileiro só foi superado pelo México, maior potência do esporte nas Américas. As brasileiras fizeram confronto muito equilibrado e encaixaram um golpe no último segundo, mas não foi suficiente empatar a disputa. As rivais levaram a melhor por 61 a 60.

O Brasil encerrou a sua participação na modalidade com cinco medalhas no total. Além do ouro e do bronze por equipes, Maria Clara levou a prata na categoria até 57kg, Paulinho garantiu o bronze até 58kg e Lucas Ostapiv ficou com o bronze até 80kg.

Foto: Gaspar Nóbrega/COB