quinta-feira, 26 de outubro de 2023

PAN SANTIAGO 2023: Vôlei feminino é medalha de prata

Vôlei feminino é medalha de prata nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023

Enfrentar a forte seleção principal da República Dominicana, que, no mês passado, se classificou para os Jogos Olímpicos Paris 2024, seria uma árdua tarefa para a seleção brasileira feminina de vôlei, que não contava com suas atletas consideradas titulares. A pouca experiência da equipe brasileira, formada por jovens jogadoras, pesou e na decisão do torneio dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, melhor para as adversárias: 3 sets a 0, com parciais de 26/24, 25/16 e 25/19 e medalha de prata para o Brasil.

No primeiro set, muito equilíbrio, até o Brasil abrir uma leve vantagem em 14 a 11, após ataque de Sabrina, a Sassá, mas que foi se diluindo até as dominicanas virarem o set em 21 a 20. Daí para frente, a equipe adversária mostrou força e fechou o primeiro set em 26 a 24, na parcial em que o Brasil demonstrou a maior resistência.

"Essa juventude ganhou experiência, 11 delas nunca tinha jogado um Pan-americano. Algumas delas nunca tinham vestido a camisa da seleção brasileira. Treinamos 10 dias, tivemos algumas ausências importantes. Aproveitamos bem, uma grande fase de grupos sem perder nenhum set, um desafio muito grande do volume de jogo do México. Uma pena o primeiro set, porque se a gente conseguisse finalizar (o set), a confiança poderia ser diferente para uma equipe jovem, poderíamos pressionar a República Dominicana. Mas o 'se' e o 'talvez' não existem no esporte e vamos sair de cabeça de erguida", disse o treinador Paulo Coco.

A derrota no primeiro set fez a jovem seleção brasileira sentir o peso de uma decisão, e as dominicanas abriram logo uma larga vantagem de 9 a 1 na segunda parcial. O amplo domínio adversário em nenhum momento do set foi abalado, e acabou se confirmando com a vitória por 25/16 e 2 sets a 0 para a República Dominicana no placar.

Além das adversárias, a seleção brasileira ainda tinha contra a torcida dos chilenos, que apoiaram as dominicanas, desde o início da partida. Cada ponto adversário, o estádio vibrava e fazia muito barulho. E assim foi também no terceiro set, em que a seleção brasileira mostrou mais poder de reação, mas que não foi o suficiente, porém, para segurar o placar. As dominicanas venceram por 25/19 e fecharam a partida em 3 sets a 0.

Foto: Gaspar Nobrega/COB