segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Animais do Parque Ecológico recebem alimentação diferenciada em virtudes das altas temperaturas

Animais do Parque Ecológico de São Carlos recebem alimentação diferenciada em virtudes das altas temperaturas

Para driblar o calor excessivo, com temperaturas que oscilam entre 38 e 40 graus, os animais do Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antônio Teixeira Vianna”, tiveram alimentos extras incorporados aos seus cardápios.

Cada animal recebeu sorvete preparado de acordo com a alimentação da espécie. Os felinos, por exemplo, puderam saborear blocos de sorvete preparados com carne. Já os ursos de óculos e os macacos ganharam sorvete de frutas. Algumas espécies também recebem um banho extra com esguichadas de mangueiras para se refrescarem.

De acordo com o Fernando Magnani, diretor do Parque, os animais têm uma relação com as questões climáticas diferente dos humanos, com variados graus de adaptação, precisando apenas de uma ajudinha que é dada pelos próprios funcionários e voluntários do Parque Ecológico que prepararam as guloseimas cuidadosamente. “No primeiro dia alguns animais estranham por ser desconhecido, gelado, mas aos poucos vão experimentando e gostam bastante. A nossa intenção é enriquecer o dia desses animais e melhorar o conforto térmico”, disse Magnani.

A chefe de Seção do Parque Ecológico de São Carlos, Samanta Campos da Silva, afirma que o enriquecimento ambiental é uma forma de proporcionar bem-estar aos animais. “Além de ser uma resposta às altas temperaturas é uma oportunidade divertida do público conhecer a biologia dos animais”.

O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O Parque é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30 e aos domingos, das 8h às 17h30, inclusive aos feriados. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail pq.ecosc@saocarlos.sp.gov.br ou pelos telefones (16) 3361-2429 ou 3361-4456.

Foto: Divulgação/Prefeitura São Carlos