quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Profissionais de saúde de São Carlos concluem curso de formação em educação popular em saúde

Profissionais de saúde de São Carlos concluem curso de formação em educação popular em saúde

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com a Comissão Municipal de Práticas Integrativas e Educação Popular em Saúde (COMPICS&EPS), concluiu o curso de formação em Educação Popular em Saúde destinado aos agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e demais profissionais de saúde da comunidade.

A formação foi oferecida em caráter de Educação Permanente, tendo sido dirigida a educadores populares formados entre 2017 e 2018 no curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde ofertado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e em parceria com a UFSCar (Projeto MAPEPS) e com a própria Secretaria Municipal de Saúde.

No caso do curso de formação em Educação Popular em Saúde, 22 profissionais participaram da atividade – entre agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e profissionais de saúde da comunidade –. A formação foi orientada pelos departamentos de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA) e de Vigilância em Saúde (DVS), durou cerca de quatro meses e dispôs de carga horária total de 57h.

Coordenadas por professoras da UFSCar – Aline Barreto de Almeida Nordi e Maria Waldenez de Oliveira – e por membros da COMPICS&EPS, as aulas também tiveram como facilitadoras as educadoras populares Zildinha Camargo e Sandra Maria Pilotto.

A formação de profissionais para atuação em Educação Popular em Saúde no SUS é uma das frentes de atuação da COMPICS&EPS para implementação do Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e Educação Popular em Saúde, aprovado pela Lei Municipal Nº 18.798/2018.

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de São Carlos