Profissionais de saúde de São Carlos concluem curso de formação em educação popular em saúde
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com a Comissão Municipal de Práticas Integrativas e Educação Popular em Saúde (COMPICS&EPS), concluiu o curso de formação em Educação Popular em Saúde destinado aos agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e demais profissionais de saúde da comunidade.
A formação foi oferecida em caráter de Educação Permanente, tendo sido dirigida a educadores populares formados entre 2017 e 2018 no curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde ofertado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e em parceria com a UFSCar (Projeto MAPEPS) e com a própria Secretaria Municipal de Saúde.
No caso do curso de formação em Educação Popular em Saúde, 22 profissionais participaram da atividade – entre agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e profissionais de saúde da comunidade –. A formação foi orientada pelos departamentos de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA) e de Vigilância em Saúde (DVS), durou cerca de quatro meses e dispôs de carga horária total de 57h.
Coordenadas por professoras da UFSCar – Aline Barreto de Almeida Nordi e Maria Waldenez de Oliveira – e por membros da COMPICS&EPS, as aulas também tiveram como facilitadoras as educadoras populares Zildinha Camargo e Sandra Maria Pilotto.
A formação de profissionais para atuação em Educação Popular em Saúde no SUS é uma das frentes de atuação da COMPICS&EPS para implementação do Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e Educação Popular em Saúde, aprovado pela Lei Municipal Nº 18.798/2018.
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de São Carlos