sábado, 10 de fevereiro de 2024

Posto de Vacinação Antirrábica já imunizou 55 animais em dois dias de atendimento em São Carlos

Posto de Vacinação Antirrábica já imunizou 55 animais em dois dias de atendimento em São Carlos

Inaugurado na última segunda-feira (05/02), o posto permanente de vacinação antirrábica de cães e gatos "Romeu Casale Filho, coordenado pela a Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde, atendeu nessa primeira semana de funcionamento 55 animais, sendo 31 cachorros e 24 gatos que foram imunizados contra a raiva animal.

Atualmente a vacina contra a raiva animal vem em frascos de 25 doses e estas doses devem ser utilizadas em até três dias após abertura do frasco. Assim, visando o melhor aproveitamento do imunizante, sem desperdício de doses, a vacinação está sendo realizada duas vezes por semana, todas às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 16h30.

Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não isenta a vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana. A raiva é uma doença infecciosa que não tem cura e pode ser fatal.

De acordo com Luciana Marchetti, médica veterinária e supervisora da Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias, só podem ser vacinados cães e gatos a partir de 3 meses de idade saudáveis. “Não é recomendada a vacinação de animais que estiverem recebendo antibióticos ou anti-inflamatórios, devendo aguardar o final do tratamento. Também solicitamos que os animais sejam levados devidamente contidos com coleira e guia, conduzidos por pessoa que seja capaz de segurá-lo para a realização do procedimento, e com focinheira ou mordaça se for necessário. Já os gatos devem estar em caixas de transporte ou adequadamente contidos”, ressalta a veterinária, lembrando que caso ocorra maior procura por parte da população, os dias serão ampliados.

O Posto de Vacinação está localizado na avenida Dr. Carlos Botelho, nº 3.469, na Vila Deriggi. Para fazer o agendamento o tutor do animal deve ligar no 3307-7405.

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Carlos