quarta-feira, 6 de março de 2024

Centro de formação continuada dos profissionais da educação ganha novas instalações

Centro de formação continuada dos profissionais da educação ganha novas instalações

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), inaugurou na tarde desta terça-feira (05/03), na Rua Treze de Maio, nº 1.930, as novas instalações do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CeFPE), um equipamento público que oferece sustentação às ações de formação continuada dos profissionais que atuam na educação do município.

O CePFE foi criado em novembro de 2017, com o objetivo de subsidiar a gestão educacional nos aspectos teóricos e práticos, por meio da formação continuada, permanente e sistemática dos profissionais da educação via cursos, oficinas, jornadas, círculos de estudo, palestras, seminários, simpósios, estágios, projetos, exposições, mostras, entre outras ações.

Reestruturado administrativamente pela Lei n. º 22.150 de 29 de dezembro de 2023, o CeFPE tornou-se um Departamento de Formação Continuada Docente e Profissional (DFCDP), com Seção de Apoio ao Centro de Formação dos Profissionais da Educação, da SME.

As atividades formativas e cursos oferecidos pelo CeFPE, visam agregar novos saberes e práticas, articulados às políticas e gestão da educação, à área de atuação do profissional e às instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental (regular e Educação de Jovens e Adultos-EJA).

Para o desenvolvimento das atividades o CeFPE estabelece parcerias com profissionais da própria rede municipal de educação, com as universidades públicas e privadas de São Carlos e região, além de outras instituições que promovem formação continuada de qualidade na área educacional. Para receber esses profissionais e os educadores era necessário um ambiente específico para o desenvolvimento das atividades.

“Estamos muito felizes com a inauguração da nova sede, pois era um sonho de toda equipe poder contar com um lugar que pudéssemos acomodar melhor a nossa rede nas formações que acontecem constantemente para os profissionais da educação. Nosso auditório hoje comporta um público de 70 pessoas, o que nos possibilita realizar além dessas formações, palestras e simpósios”, disse a diretora do CeFPE, Ozana Aline Barboza.

De acordo com a secretária adjunta de Educação, Paula Knoff, a aprendizagem e o desenvolvimento do educador é constante na rede municipal de ensino. “Consideramos um anexo da SME para propiciar de modo geral maior conforto para os munícipes que utilizam o SIBISC e para os servidores, docentes e gestores da Educação que usam o Departamento de Formação Continuada Docente e Profissional. A SME também precisava de um auditório maior, com acessibilidade e equipamentos modernos. Além disso, os coordenadores pedagógicos utilizam o espaço para desenvolver suas ações antes de ir para as escolas”, explicou a secretária adjunta, agradecendo a sensibilidade do prefeito Airton Garcia que aprovou a mudança.

Netto Donato, secretário de Governo, representou o prefeito Airton Garcia e falou da importância de um local adequado para o Centro de Formação dos Profissionais da Educação. “A formação continuada dos professores é a maneira da escola continuar desenvolvendo um ensino de qualidade aos alunos, porém para isso era preciso um local adequado, maior e com todos os equipamentos necessários para a oferta de cursos, capacitações e oficinas. No caso do SIBISC também era necessário um novo local, portanto conseguimos alocar os dois programas no mesmo endereço”, disse Netto.

SIBISC – O Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos, departamento ligado à SME também passou a atender no mesmo prédio do CeFPE. O SIBISC envolve um conjunto de Bibliotecas Públicas, Salas de Leitura e Espaço Braille. O Sistema de Bibliotecas tem como finalidade possibilitar ao leitor maior rapidez, organização e controle de cadastros de todo o acervo bibliográfico do município, permitindo a gestão dos empréstimos e controles inerentes às bibliotecas públicas ou escolares.
A diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas, Cilmara Seneme Ruy, disse que as bibliotecas têm um papel importante na sociedade. “Desenvolvemos as mais variadas atividades dentro das bibliotecas em parceria com entidades da cidade, somos responsáveis pela oferta de serviços e temos o livro como objeto essencial para a aprendizagem”.

Participaram da inauguração secretários municipais, diretores e servidores da rede municipal de ensino.

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Carlos