sexta-feira, 8 de março de 2024

Palestra com a influenciadora Andrea Schartz lotou as dependências do Auditório “Bento Prado Júnior”

Palestra com a influenciadora Andrea Schartz lotou as dependências do Auditório “Bento Prado Júnior”, no Paço Municipal de São Carlos

Leve e descontraída, a palestra da influenciadora Andrea Schartz lotou as dependências do Auditório “Bento Prado Júnior”, no Paço Municipal, na última quinta-feira, 7 de março. Uma centena de pessoas, a convite da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR), estiveram presentes no evento que faz parte do calendário especial do mês em homenagem ao Dia Internacional da Mulher em São Carlos, promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS).

Andrea Schwarz, de forma inteligente e dinâmica, contou sobre a sua trajetória, como ela lidou com a nova situação e o preconceito social. A influenciadora também tratou de temas como responsabilidade social, motivação, superação de desafios, mudanças e, principalmente, de deficiência física. A palestra contou com intérprete de Libras.

“É uma honra estar aqui em São Carlos em uma data tão importante, estar aqui pensando em trazer muito conteúdo sobre o protagonismo feminino e, por que não, trazer essa interseccionalidade da mulher com deficiência”, afirmou André Schwarz ao final da palestra.

“Saio de São Carlos transformada, de verdade, eu entreguei tudo e recebi tudo, acho que é uma troca, porque a minha palestra fala da minha história, a história de uma mulher com deficiência que não aceitou os nãos que a sociedade foi colocando para mim”.

Há mais de duas décadas como cadeirante — aos 22 anos tornou-se uma pessoa com deficiência devido a uma deformidade congênita rara –, Andrea entendeu as limitações que os PCD’s sofrem diante da sociedade. Ela é uma empreendedora, formada em Fonoaudiologia e especialista em inclusão. Exemplo de determinação, já escreveu três livros. Andrea é casada, mãe de dois filhos, Guilherme e Leonardo. Atualmente é uma das 200 mulheres mais influentes do Brasil nas redes sociais.

“Em nome da Prefeitura de São Carlos, em nome do prefeito Airton Garcia, me sinto gratificada pela Andrea ter aceito nosso convite para fazer a palestra na Semana da Mulher e transmitir para todos a sua resiliência, sua força de vontade, sua superação, mostrar para o mundo que é possível, todos nós temos uma deficiência e o cérebro humano se adapta a essas condições”, concluiu a secretária Lucinha Garcia.

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Carlos